Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006 14h03

O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO SILVAL BARBOSA E DEMAIS PARLAMENTARES PARTICIPARAM HOJE (20), NA SEDE DA ELETRONORTE EM CUIABá, DE UMA REUNIãO ENTRE PREFEITOS E AUTORIDADES POLíTICAS PARA DISCUTIR O ‘PROGRAMA LUZ PARA TODOS’...

30 mil famílias serão beneficiadas no Araguaia

O investimento para execução das obras está previsto em R$ 128 milhões, até 2008

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa e demais parlamentares participaram hoje (20), na sede da Eletronorte em Cuiabá, de uma reunião entre prefeitos e autoridades políticas para discutir o ‘Programa Luz Para Todos’, voltado para a distribuição da rede de energia elétrica na Região do Baixo Araguaia.

O Programa Luz Para Todos foi criado em 2003 para levar energia elétrica a 10 milhões de brasileiros residentes no meio rural, até 2008. O objetivo é garantir acesso e o fornecimento do produto a toda população da zona rural.

A proposta do Governo federal é atender 15 municípios da Região do Baixo Araguaia e atingir cerca de 30 mil famílias, até 2008. O investimento para execução das obras está previsto em R$ 128 milhões. Já para todo o Mato Grosso, a União espera beneficiar 80 mil domicílios.

O linhão que sai de Querência do Norte e chega até o município de Alto da Boa Vista tem uma extensão de 160 quilômetros, já o prazo para a assinatura do contrato é de 10 meses. De Alto da Boa Vista até Confresa são mais 135 Km e um prazo para execução do contrato de 13 meses.

De Confresa a até Vila Rica a extensão é a ser executada é de 97 Km e o prazo para assinatura do contrato é de 16 meses. A proposta total é de executar 397 Km da linha de transmissão, em 16 meses. O Luz Para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás em parceria com o Governo estadual e as prefeituras mato-grossenses.

O deputado Humberto Bosaipo (PFL) afirmou que o programa vai dar condições de desenvolvimento a uma das regiões mais esquecidas do Estado, Vale do Baixo Araguaia. O projeto começa em Gaúcha do Norte passa por Paranatinga e chega a última cidade da região.

“A Assembléia Legislativa teve papel importante nas discussões No Parlamento foi formado um grupo de trabalho, que levantou os principais problemas que foram apresentados como sugestões à Eletronorte, a Eletrobrás e ao Governo Federal. Essa parceria possibilitou que o estudo avançasse, agora esperamos que a implementação e a execução aconteça o mais rápido possível, disse Bosaipo.

Bosaipo disse ainda que a chegada da energia elétrica à zona rural será o estopim para alavancar o desenvolvimento econômico e social na região. “Falta logística. Estamos lutando para o asfaltamento da BR-158, a energização, as comunicações, a navegabilidade dos rios Araguaia, Tocantins e das Mortes. A energia é fundamental para implementar esse desenvolvimento”, destacou.

De acordo com o deputado José Carlos do Pátio (PMDB), o discurso é muito bonito e espera que seja colocado em pratica o projeto o mais rápido possível e não fique apenas no papel. Para o parlamentar, a Rece/Cemat investe apenas nas localidades onde tem lucro financeiro.

“Tem coisas triviais que não estão sendo resolvidas. Porque a Rede/Cemat não assume a energia dos distritos de Campina do Araguaia, Novo Paraíso, Espigão do Leste e as energias termoelétricas desses municípios. A Cemat só financia onde tem lucro, onde é ligada ao sistema nacional de energia. Onde não é ligada não assume, quem assume são os prefeitos. Na verdade fica com discurso fácil”, afirmou Zé do Pátio.

O prefeito de Alto da Boa Vista, Mário Cézar Barboza, disse que em seu município, pelo menos 800 famílias serão atendidas com o Programa Luz Para Todos. Na região, segundo o prefeito, elas produzem leite e cultivam a lavoura à subsistência.

“A região não têm recebido apoio que merece, apesar de ser uma região promissora tanto no aspecto produtivo e com em infra-estrutura energética. Com a implantação da energia, o município terá a possibilidade de ampliar investimentos, com a instalação de industrias, com isso gerando mais emprego, renda e divisas ao município”, destacou Mário Cezar.

Eliene Lima (PP) ressaltou que Mato Grosso não pode mais conviver deficiência em energia elétrica por ser um estado campeão na produção agrícola. Para o parlamentar, vai tirar do atraso econômico, uma das localidades mais carente do Estado.

“Não podemos mais conviver com esse atraso, em pleno século 21. A Região do Araguaia junto com a Região Noroeste são as áreas que precisam mais da presença do poder público, para que haja mais hegemonia do desenvolvimento do Estado”, observou Eliene Lima.

Vera Araújo (PT) afirmou que são décadas de anos que a região espera pelos investimentos da energia elétrica à população do Baixo Araguaia. Isso, segundo a parlamentar, acontece por causa da parceria entre o Governo Federal, a Rede/Cemat e o Governo estadual. Dos recursos investidos 75% são da União e vão possibilitar de pelo menos 10 mil famílias ao programa.

“Dados do PNAD nos últimos dois anos, apontam que a pobreza reduziu mais na zona rural que na zona urbana. Isso se deve a investimentos do Programa Luz Para Todos, que em Mato Grosso beneficiaram em 2006, cerca de 19 mil famílias. A nova meta é atingir 30 mil famílias, da qual 10 mil estão localizadas na Região Araguaia”, destacou Vera Araújo.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa