Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de setembro de 2019 11h55


INCÊNDIOS E QUEIMADAS

Agosto será escolhido mês estadual de combate às queimadas

Projeto de lei do deputado Wilson Santos estimula Executivo a liderar ações e campanhas de conscientização

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: EDELSON SANTANA

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei (PL 912/2019) que estabelece o “Agosto Cinza” como mês estadual de Conscientização do Cidadão no Combate aos Incêndios e Queimadas em Mato Grosso.

A proposta é incentivar o Poder Executivo, por meio de ações nas áreas da educação, meio ambiente e saúde, em parceria com entidades públicas e privadas campanhas de conscientização, prevenção e combate aos incêndios e queimadas, nas zonas urbanas e rurais em Mato Grosso.

Durante o mês que antecede e o de Agosto, poderão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências, panfletos explicativos para esclarecer e incentivar a população mato-grossense a combater e prevenir os focos de incêndio e queimadas provocadas, em zonas urbanas e rurais.

O mês de agosto é considerado o mais crítico do ano quando o assunto é queimada e os bombeiros recebem diversas chamadas para atuar no combate ao fogo. O período é caracterizado pela baixa umidade do ar, altas temperaturas e aumento nos ventos, fatores que favorecem a ocorrência de focos de incêndio.

Os incêndios florestais acontecem nesta época do ano, em razão da estiagem e do forte calor. No entanto, dados – divulgados inclusive pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) – revelaram um aumento significativo das queimadas, que já varreu cerca de 20.000 hectares de vegetação.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora o desmatamento por meio de imagens de satélite no Brasil, mostram que o país registrou, entre janeiro e o último dia 19 de agosto, um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo período de 2018, com mais de 72 mil focos de incêndios. Mato Grosso lidera o ranking de queimadas na região da Amazônia, com mais de 14 mil focos de calor acumulados até este momento.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420