Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 7 de outubro de 2019 18h56


INCLUSÃO SOCIAL

ALMT abre Semana Estadual da Dislexia

Ciclo de palestras e audiência pública propõem estimular conscientização a respeito da dislexia

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Palestras, oficinas e audiência pública compõem a Semana Estadual de Dislexia

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Com a proposta de discutir políticas de inclusão social, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso deu início, nesta segunda-feira (7), à Semana Estadual da Dislexia.

Em uma iniciativa liderada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), serão realizadas palestras, oficinas e uma audiência pública com o propósito de discutir a inclusão das pessoas com dislexia.

Trata-se de uma doença sem cura cujos portadores enfrentam dificuldades na aquisição e automatização da leitura e escrita, desatenção, dispersão, dificuldade em copiar conteúdo de livros e lousa, desorganização geral, dificuldade em ler em voz alta e compreender aquilo que foi lido e baixa autoestima.

“É uma honra liderar essa iniciativa. O disléxico precisa de atendimento pedagógico especializado para gerar resultado acadêmico. A Semana Estadual da Dislexia tem a proposta de conscientizar e mostrar que é possível viver e conviver com disléxicos, principalmente nas escolas”, declarou o deputado Wilson Santos.

Uma das bandeiras do parlamentar, responsável pela realização de quatro simpósios de dislexia nos últimos anos, é a criação, pelo governo do estado, de um Centro de Diagnóstico de Dislexia, que seria vinculado à Secretaria de Estado de Educação ou às secretarias de Saúde ou Assistência Social.

“É uma proposta que já encaminhamos e aguardamos resposta do governo do estado. Espero que haja a sensibilidade social necessária para sair do papel e ser concretizada”, disse.

A abertura da Semana Estadual de Dislexia ainda contou com a participação de Gabrielle Coury, membro fundadora da Associação Mato-Grossense de Dislexia.

“A importância desse evento é irradiar, difundir que a dislexia não é uma doença, de que as pessoas que possuem esse distúrbio de aprendizagem podem perfeitamente conviver no ambiente familiar e escolar”, disse.

Ainda houve a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação e da Associação de Amigos Autistas de Mato Grosso.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420


Associadas


Galeria de Imagens