Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de setembro de 2019 13h21


HISTÓRIA DO LEGISLATIVO

AL homenageia políticos históricos de MT em salas de comissões

Iniciativa do deputado Wilson Santos valoriza as figuras de Oscar Soares e Sarita Baracat.

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Assembleia Legislativa inaugurou oficialmente, nesta terça-feira (3), duas salas em sua sede no Palácio Dante Martins de Oliveira que homenageiam figuras históricas da política de Mato Grosso. Em uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), as salas 201 e 202 passaram a ser nomeadas "Oscar Soares" e "Sarita Baracat", respectivamente. Nos locais, são realizadas sessões das Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) e das demais comissões permanentes do Legislativo.

A solenidade contou com a presença de familiares dos homenageados e autoridades como o ex-vice-governador e ex-senador da República Osvaldo Sobrinho (PTB). Filho de Oscar Soares, o ex-deputado estadual, ex-vice-prefeito de Cuiabá e ex-secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, agradeceu a homenagem conferida pelo Parlamento.

“Somos uma família pequena e bastante humilde. Recebo com muita alegria e felicidade esse gesto simbólico do deputado Wilson Santos. É um ato que valoriza a história dos homens públicos, como meu pai, que contribuiu positivamente para Mato Grosso”, disse.

Oscar Soares foi deputado estadual por cinco mandatos, vereador e prefeito nos municípios de Alto Garças e Alto Araguaia e promotor público em Mato Grosso.

O jornalista Fernando Baracat, filho de Sarita Baracat, uma das pioneiras na participação da mulher na política de Mato Grosso a ser eleita vereadora e depois prefeita de Várzea Grande na década de 50, enalteceu a homenagem ao classificar a ação como de "valorização da história mato-grossense".

“Foi a primeira mulher a defender a participação feminina na política e muito nos honra que um deputado estudioso como Wilson Santos seja o autor dessa homenagem. É uma pessoa que conhece a fundo a história de Sarita Baracat e isso honra a toda a família”, disse.

Sarita Baracat morreu em outubro de 2017, aos 86 anos, vítima de uma parada cardíaca. Entretanto, a história dela foi eternizada no livro escrito pela jornalista e historiadora Neila Barreto. Além de representante política, Sarita foi professora e fundadora do Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420