Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 5 de maio de 2021 08h31


INCLUSÃO SOCIAL

AL realiza I Fórum de Políticas Públicas para Pessoa Surda

Iniciativa do deputado Wilson Santos visa discutir necessidades sociais para convertê-las em leis e ações sociais.

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (6), o I Fórum de Políticas Públicas para a Pessoa Surda. Trata-se de mais uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e da Câmara Setorial Temática da Pessoa com Deficiência em prol da inclusão social.

Com o tema “A Importância do Profissional Intérprete de Libras e o Fortalecimento das Instituições”, o evento ocorrerá no período das 9h às 12h e será totalmente on-line por conta das medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

Os interessados poderão se inscrever neste link (CLIQUE AQUI).

O deputado Wilson Santos explica que só em Mato Grosso são cinco mil pessoas surdas em Mato Grosso, o que leva a necessidade de qualificação da linguagem de sinais para garantir acessibilidade a essas pessoas.

“Nós queremos colocar na agenda da sociedade as demandas e carências do segmento que passa invisível pelas autoridades e pela máquina pública. Através da Assembleia Legislativa nós vamos discutir as necessidades e construir um planejamento estratégico para atender a comunidade surda em seu cotidiano”, afirma.

Está previsto a participação, em modo virtual, da primeira dama Virginia Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB) e o promotor de Justiça Wagner Fachone, representando o Ministério Público Estadual (MPE). 

Haverá ainda a participação de representantes das secretarias de Estado: Assistência Social e Cidadania, Educação e Casa Civil e entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Defensoria Pública, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica), Associação dos Surdos (Sinasefe), Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (Febrapils) e Associação dos Surdos de Mato Grosso (Assurmat).


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420