Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 25 de março de 2015 16h26


ESPECIAL

Assembleia faz sessão solene em homenagem ao mês da mulher

Cento e trinta mulheres da sociedade cuiabana e mato-grossense que têm serviços relevantes prestados ao longo de suas vidas serão homenageadas.

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Wilson Santos (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso faz sessão solene nesta quinta-feira (26), a partir das 19 horas, para homenagear 130 mulheres da sociedade cuiabana e mato-grossense que têm serviços relevantes prestados ao longo de suas vidas serão homenageadas. São domésticas, bordadeiras, costureiras, benzedeiras, líderes comunitárias, mulheres que tiveram atuação marcante em suas comunidades.

A sessão foi proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB). “É uma forma de homenagearmos a mulher mato-grossense, a mulher cuiabana, no mês que foi escolhido como o Mês da Mulher”, disse o deputado. “São mulheres que lutam diariamente pelos seus direitos, que se doam para ajudar o próximo, que fazem trabalho social, que atuam na comunidade onde vivem”, completou.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. Neste dia, em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno. A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato desumano.

Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. "Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história", afirma Wilson Santos.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens