Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 19 de março de 2015 09h40


HOMENAGEM

Deputados aprovam 2015 como o ano de Rondon

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Marechal Rondon (Foto: Reprodução-Ronaldo Mazza-ALMT)

Os deputados estaduais aprovaram em sessão legislativa na noite de quarta-feira (18), Projeto de Lei de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), que institui 2015 como o Ano do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Se estivesse vivo, Rondon completaria 150 anos no próximo dia 5 de maio.

Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, foi um militar e sertanista nascido em Santo Antônio de Leverger, mas com feitos relevantes para todo o Brasil. Para marcar os 150 anos de Rondon, o deputado também requereu também uma sessão solene para o dia 7 de maio.

“Esta Casa de Leis tem o dever de avançar no comprometimento com seus heróis do passado”, disse Santos. Para o parlamentar tucano, “Rondon foi o maior brasileiro de todos os tempos”. Wilson Santos destacou o empenho do governador Pedro Taques na retomada das obras do Memorial Rondon, no Distrito de Mimoso, onde nasceu o patrono das telecomunicações em 5 de maio de 1865.

"De 05 de maio de 2015 a 05 de maio de 2016 vamos comemorar os 150 anos de nascimento de um dos maiores heróis que o Brasil já teve, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que foi um grande desbravador e um importante ícone no desenvolvimento do Brasil e suas regiões como um todo", disse o parlamentar.

Ele lembrou ainda que Rondon protagonizou o que muitos hoje defendem, que é a efetiva integração do país com todas as suas regiões. "Imaginem as dimensões continentais do Brasil no tempo em que o Marechal Rondon começou sua peregrinação para interligar o Brasil pelo único meio de comunicação existente, que eram os telégrafos, sem contar a necessidade de se desbravar regiões onde nunca ninguém havia anteriormente pisado", explicou o parlamentar tucano.

Conforme Wilson Santos, Rondon foi um dos mato-grossenses mais conhecidos do País. De origem indígena, ficou órfão ainda jovem e foi estudar na Escola Militar do Rio de Janeiro. Teve participação nos movimentos abolicionista e republicano. A sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem a Rondon terá a participação da Câmara de Vereadores de Santo Antonio do Leverger. 

 

Por seu trabalho de integração dos índios brasileiros, Rondon foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz. A indicação está registrada em uma carta dirigida ao comitê do Nobel, sediado em Oslo, capital da Noruega, escrita por Albert Einstein em 1925. Na carta, Einstein diz que o trabalho de Rondon se concentrou na integração de tribos indígenas à civilização, “sem o emprego de armas nem de qualquer tipo de coerção”.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens