Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 8 de maio de 2015 09h32


EDUCAÇÃO

Discussão sobre escola ciclada supera expectativas em Tangará da Serra

Durante os debates os presentes chegaram à conclusão de que quando o ciclo foi implantado, faltou discussão

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Audiência Pública em Tangará da Serra (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

"É possível manter o ciclo de formação humana nas escolas, porém, tem que haver mecanismos para corrigir as distorções. Tem que haver formação continuada. Quando o ciclo foi implantado faltou discussão. Não falaram com a classe mais importante no processo, que é o professor”, disse o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Martins, durante a audiência pública que discutiu a qualidade do ensino em Mato Grosso, na sede do Cefapro daquela cidade.

A audiência pública fez parte da programação de debates que a Assembleia Legislativa vem fazendo em oito pólos do Estado para discutir o ciclo de formação humana. A propositura é do deputado Wilson Santos (PSDB), e visa elaborar um documento para o Governo do Estado sobre a escola ciclada. Em Tangará da Serra, a audiência superou as expectativas e reuniu lideranças de toda a regiçao. “A expectativa é entregar um documento ao governo sobre o ciclo de formação humana até agosto próximo para que o governo adote ações futuras na educação estadual”, disse o deputado.

O prefeito de Tangará sugere que além de discutir com a parte envolvida (professores e técnicos da educação), o debate seja estendido com a sociedade, como exemplo, os pais dos estudantes.  “É um debate altamente importante e vem no momento em que a educação está fragilizada em Mato Grosso”, observa.

A professora Alvarina de Fátima dos Santos, que foi a palestrante na audiência pública de Tangará da Serra, é contra a volta do sistema seriado. Ela defende a manutenção do ciclo de formação humana com a correção das distorções. “Antes de defender a escola ciclada, defendo a aprendizagem de qualidade”, diz.

Implantado em Mato Grosso há mais de dez anos, o ciclo enfrenta uma série de questionamentos. “Os conflitos são grandes e este ciclo de debates é necessário para dar um rumo à aprendizagem nas escolas estaduais de Mato Grosso”, completa a professora.

Ao final do ciclo de audiências, a expectativa do deputado Wilson Santos é entregar um documento ao governador Pedro Taques para ações futuras na educação estadual. “Espero apresentar um diagnóstico e que o governador tenha determinação de enfrentar os problemas, porque quem sabe como anda o setor é quem está na escola”, pontuou o deputado Wilson Santos. Os deputados Wagner Ramos e Saturnino Masson também participaram da audiência.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens