Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 25 de junho de 2015 16h01


INVESTIMENTO

Discussão sobre qualidade da educação em MT será encerrada com audiência na sexta-feira

O que está em pauta é a continuidade ou não do sistema de ensino por ciclos, conhecido como "ensino ciclado"

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Audiência pública para discutir o ensino ciclado em Mato Grosso (Foto: Angelo Varela/almt )

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso faz amanhã (26/06), às 9h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a oitava audiência pública sobre o ciclo de formação humana, a chamada escola ciclada. Proposto pelo deputado Wilson Santos (PSDB), o ciclo de audiências atingiu oito polos do Estado.

Os debates tiveram início no mês de março, em Rondonópolis e, posteriormente, em Sinop, Alta Floresta, Tangará da Serra, Cáceres, São Félix do Araguaia e Barra do Garças.

Implantado há mais de dez anos no Estado, o ciclo de formação humana ainda enfrenta resistência. Há muita reclamação sobre a forma como o ciclo foi implantado, sobre a falta de condições para a execução do ciclo em sua totalidade. O sistema de ciclos foi adotado em Mato Grosso com o objetivo de melhorar o ensino fundamental.

O modelo de separação por séries foi substituído por três períodos de três anos cada um. A aprovação passou a ser automática e os alunos com idade idêntica ou parecida são colocados na mesma turma. Na prática, houve redução da repetência e da evasão, que já chegaram a representar mais de 34% no Estado. “Queremos entender as dificuldades e apresentar caminhos futuros para a qualidade do ensino no Estado”, afirma Wilson Santos.

A expectativa do parlamentar é elaborar, agora, um diagnóstico sobre a qualidade da educação no Estado e entregar ao governador Pedro Taques e Assembleia Legislativa, para definições futuras no ensino mato-grossense.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420


Associadas


Imagens