Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 2 de julho de 2019 16h15


SAÚDE PÚBLICA

Lei dá prioridade em consultas aos portadores de albinismo

Doença causa falta de pigmentação na pele e exige atenção médica especial

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei nº 676/2019 ( http://www.al.mt.gov.br ) que estabelece na rede pública de saúde de Mato Grosso prioridade na marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas para pessoas com Acromatose (albinismo). Para ser beneficiado, o portador de Acromatose deve comprovar tal condição, mediante apresentação de laudo médico, contendo o respectivo Cadastro Internacional de Doenças (CID), a assinatura e o carimbo com o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico competente.

O albinismo é uma condição causada pela deficiência na produção de melanina. Pessoas com esse problema apresentam a ausência de pigmentação e, dependendo do grau, apresentam alterações até mesmo na cor dos olhos e dos cabelos. As cores da pele, dos olhos e dos cabelos são determinadas pela quantidade de melanina produzida em nosso corpo.

A melanina é um termo genérico usado para designar toda uma classe de compostos poliméricos que tem, como principais funções, garantir a pigmentação e a proteção da pele contra a radiação solar. Quanto mais melanina uma pessoa tiver, mais escura será sua pele e vice-e-versa.

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, uma em cada 17.000 pessoas tem albinismo em todo o mundo. O albinismo é causado por uma mutação genética.

Diversos genes podem estar envolvidos nas causas da doença, sendo que cada um destes fornece instruções especificas para a produção de várias proteínas envolvidas na produção de melanina.

A melanina é produzida por células chamadas melancólicos, que são encontrados na pele, no cabelo e nos olhos.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420