Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 16 de junho de 2015 12h12


ENSINO CICLADO

Qualidade da educação foi discutida em Barra do Garças e região

Com a presença do presidente da AL, deputado Guilherme Maluf ,(PSDB), a audiência debateu durante 3 horas o sistema de ensino ciclado

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Audiencia pública com o dep. Wilson santos em Barra do Garça (Foto: Angelo Varela/ALMT)

 Assembleia Legislativa de Mato Grosso fez em Barra do Garças, na segunda-feira (15), a sétima audiência pública de debate sobre o ciclo de formação humana, a escola ciclada. Presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), com a presença do presidente da AL, deputado Guilherme Maluf (PSDB), a audiência debateu durante 3 horas a avaliação do ensino ciclado, que foi implantado há 14 anos no Estado.

O sistema ciclado, que gera divergências entre os profissionais da educação, tem a proposta de enfrentar o fracasso escolar presente no sistema de ensino, juntamente com a política de progressão continuada, atacando os altos índices de evasão e repetência. O modelo de separação por séries foi substituído por três períodos de três anos cada um. Na prática, houve redução da repetência e da evasão, que já chegaram a representar mais de 34% no Estado.

O deputado Wilson Santos (PSDB), que requereu oito audiências para discutir a qualidade do ensino em Mato Grosso, disse que os debates visam um diagnóstico sobre a escola ciclada. “Estamos discutindo a qualidade da educação em todo Mato Grosso para que o governo decida pela manutenção do sistema ciclado ou retorno do seriado”.

Conforme Wilson Santos, parte considerável dos professores não é simpática a chamada escola ciclada. Sonha com a volta da escola seriada. “Então é um desafio enorme e estamos ouvindo todos os envolvidos com o tema, sem contaminar o debate. Estamos ouvindo os aspectos positivos com relação a educação, ouvindo as bases, os profissionais da educação, para apresentar ao governador Pedro Taques, um documento  para definições de políticas futuras”.

Nas audiências da Assembleia sobre o ciclo de formação humana desde março passado, a qualidade da educação, assim como a falta de valorização dos profissionais do setor, também está sendo discutida pelas autoridades e educadores que participam do processo

“Esse é um dos pontos: uma política de valorização desses profissionais da educação, não somente dos professores, mas de todos os profissionais que apoiam e completam o quadro na educação”, disse o deputado Wilson Santos, afirmando ainda que a melhoria na educação também implica em mais recursos ao setor.

“A Coreia e o Japão só deram um salto de qualidade em três, quatro décadas, porque passaram a aplicar 40 a 50% do seu PIB (Produto Interno Bruto) em educação”, observou. “Ou a gente investe em educação ou estaremos condenados a empregos de baixa qualidade, baixa remuneração, produtores e produtos primários de baixa qualidade, que não agregam valores, um Estado onde meia dúzia é rica e o resto pobre, e só pode ser mudado isso com educação, inteligência e sabedoria”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Garças, Miguel Moreira da Silva, o Miguelão, destacou a importância da discussão e fez um agradecimento direto aos deputados Wilson Santos e Nininho, primeiro-secretário da AL, que, segundo ele, fizeram gestão para a liberação de recursos para a construção de duas novas creches em Barra do Garças, sendo uma no bairro Alto da Boa Vista e outra no Solar Ville. “Essa audiência pública é a oportunidade dos profissionais da educação do município participarem da decisão dos rumos da educação no Estado”, completou.

A discussão sobre a qualidade da educação no Estado foi dividida em oito polos e teve início em Rondonópolis. O tema também já foi debatido em Sinop, Alta Floresta, Tangará da Serra, Cáceres, São Félix do Araguaia, Barra do Garças e se encerra no próximo dia 25, em Cuiabá, com audiência pública no Hotel Fazenda Mato Grosso.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens