Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 25 de maio de 2015 12h05


ABANDONO

Situação do Parque Bernardo Berneck é tema de audiência nesta segunda

O evento acontece a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Várzea Grande

ALLINE MARQUES / SECOM



Deputado Wilson Santos (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

A situação do Parque Ambiental Bernardo Berneck, em Várzea Grande, será debatida em audiência pública nesta segunda-feira (25 de maio), na Câmara Municipal, a partir das 15h. O espaço está abandonado e a estrutura está depredada, além de existir um problema referente à administração do local, já que Estado e município não assumem a manutenção do parque.

Para tentar resolver a situação, o deputado Wilson Santos (PSDB) apresentou requerimento para o debate, que deverá contar com representantes de Várzea Grande e da administração estadual. A intenção é encontrar uma solução para o espaço que conta com aproximadamente 280 mil m².

O parque foi fundado em 2010, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), quando foi divulgado que teria sido construída uma área para shows com 6.200 m², palco e concha acústica, dois estacionamentos com 352 vagas ao todo, 3,5 quilômetros de trilhas para caminhada, dois playgrounds, dois sanitários, três áreas de ginástica com aparelhos e portaria.

Apesar da estrutura apresentada, a situação do local, cinco anos depois, é de completo abandono, “onde o mato toma conta da pista de acesso e do portão já destruído”, complementa o parlamentar. Situação semelhante ocorre nos banheiros, no palco para shows e nos playgrounds. O parque fica na Avenida Júlio Campos, em Várzea Grande, e está sendo ocupado por vândalos. A falta de segurança tem afastado a população do local, que deveria ser utilizado como lazer pelos moradores.

A questão administrativa deve-se ao fato de que o parque não é uma unidade de conservação, portanto, não é de responsabilidade do órgão estadual. Já para o município, o Tanque do Fancho, que fica ao lado da Prefeitura Municipal, consta como área de proteção ambiental, criada por Decreto nº 20/96, conforme divulgado no site da Sema. Como solução, uma das propostas que deverá ser debatida na audiência, será a de criação de áreas de conservação para que se possa viabilizar os cuidados por parte dos órgãos fiscalizadores.

Foram convidados para a audiência a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luíza Ávila Peterlini; de Cidades, Eduardo Chiletto; de Infraestrutura, Marcelo Duarte; membro do Ministério Público; prefeita Lucimar Campos, vereadores e secretários municipais, além de Organizações Não Governamentais voltadas ao meio ambiente.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens