Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 13 de julho de 2023 10h47


TRANSPORTE ZERO

Wilson quer apoio do governo federal para evitar fim da pesca em MT

O deputado quer barrar os efeitos da lei conhecida como Transporte Zero

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) vai a Brasília buscar apoio do governo federal para tentar impedir a proibição da pesca em Mato Grosso pelos próximos cinco anos. A determinação consta do Projeto de Lei nº 1363/2023, de iniciativa do governo do estado, aprovado pela Assembleia Legislativa em junho e que aguarda sanção do governador Mauro Mendes.

O parlamentar tem audiência marcada com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), no dia 24 de julho. Ele aposta no apoio do vice-presidente, do qual é amigo pessoal desde a época em que militava no PSDB.

Wilson estará acompanhado pelos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ambos de seu atual partido, o PSD.

“Temos o apoio do Ministério da Pesca, que emitiu nota técnica mostrando que a lei estadual extrapola a Lei Federal da Pesca, portanto não pode prosperar. Além disso, temos o apoio do ministro Fávaro e do Ministério Público Federal, que já entrou com ação pela derrubada da lei. Agora, vamos buscar também apoio do governo federal para que a Advocacia-Geral da União (AGU) saia em defesa da pesca e dos pescadores profissionais que serão prejudicados pelos efeitos da lei estadual”, explicou.

“Não podemos permitir que esta categoria seja ceifada de suas atividades laborais. A pesca é uma das mais antigas profissões do mundo e em Mato Grosso vários municípios têm nesta atividade sua principal fonte econômica, principalmente aqueles da Baixada Cuiabana”, completou.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420