Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 1 de março de 2016 10h54


EDUCAÇÃO

Wilson Santos defende cruzada pela qualidade da educação

A Assembleia Legislativa retomou, em Cáceres, na segunda-freira (29), as audiências públicas para apresentação do relatório preliminar do Ciclo de Formação Humana.

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Audiência pública-Ciclo de formação humana (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso retomou, em Cáceres, na segunda-feira (29), as audiências públicas para apresentação do relatório preliminar do Ciclo de Formação Humana.

Ano passado, o deputado Wilson Santos (PSDB), líder de governo na AL, autor da proposta, liderou a mais intensa discussão sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas estaduais. Agora, ele vai repetir as audiências públicas para finalizar um documento que será entregue ao governador Pedro Taques (PSDB).

Em Cáceres, na primeira da nova série de audiências, o deputado convocou uma cruzada em favor da educação pública.

Audiência pública-Ciclo de formação humana (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

“Este ano começamos as audiências por Cáceres, município que detém um conjunto de mestres e doutores atentos à educação”, disse.

Desta vez, o parlamentar fará o mesmo giro, percorrendo ainda os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Cuiabá. Até maio, o parlamentar pretende repetir o giro nas cidades para formatar um documento final que será entregue ao governador Pedro Taques (PSDB).

Mais de 120 professores, doutores em educação, representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério Público debateram o relatório preliminar. “Estamos apresentando o que diagnosticamos e o que estamos propondo para fechar um documento final de propostas, que será entregue ao governador”, disse o deputado tucano.

Audiência pública-Ciclo de formação humana (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Conforme Wilson Santos, as dificuldades do início da implantação do ciclo no estado perduram até hoje. “O sonho do ciclo não aconteceu em Mato Grosso por alguns culpados, mas o principal foi o fato de a questão não ser tratada como política de Estado, e sim de governo”, pontuou.

“A mudança do ensino seriado para o ciclado é algo profundo, como uma cirurgia. Talvez a educação mato-grossense nunca tenha vivido uma ruptura tão profunda. A negligência do Estado foi a maior marca do ciclo aqui em Mato Grosso”, disse.

A proposta do deputado é a manutenção do ciclo, com mudanças. São sugeridas pelo parlamentar cerca de 20 mudanças. “Estamos propondo um freio de arrumação, é o ciclo de formação com aprendizagem”, disse, argumentando que nunca os governantes trataram a educação com o respeito devido. “São mais de 500 anos de enganação”.

O promotor de Justiça do Ministério Público de Cáceres, Rinaldo Segundo, afirmou que o MP está pronto para ser parceiro da educação. “Estamos atuando em conjunto e queremos somar para a garantia da qualidade da educação no estado”.

O presidente do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público), sub-sede de Cáceres, Orlandir Cavalcante, criticou duramente a falta de formação dos professores para atuar com o Ciclo de Formação Humana.

“Tem de haver maior compromisso com a educação e, de fato, fazer as coisas acontecerem, começando pela formação e pela questão salarial dos profissionais”, disse.

A professora do curso de Pedagogia da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), Rinalda Bezerra, defende um debate intenso sobre o ciclo no estado. “Precisamos aprofundar o verdadeiro significado do Ciclo de Formação Humana”, disse.

Ela aproveitou para anunciar que a Unemat forma este ano a primeira turma de Pedagogia voltada para a escola ciclada. O presidente do Conselho Estadual de Educação, Carlos Caetano, argumenta que não é uma mudança qualquer que vai dar melhores resultados ao ciclo nas escolas. “Não há formação para os professores e essa notícia da Unemat é muito bem-vinda”, comemorou.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420


Associadas


Imagens