Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 16 de março de 2015 14h55


AVANÇA MT

Wilson Santos defende plano de desenvolvimento para Oeste de MT

O parlamentar quer um plano estruturante e de desenvolvimento econômico para a região.

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABIENTE



Deputado Wilson Santos (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O deputado Wilson Santos (PSDB), aproveitou a visita do governador Pedro Taques (PDT), em Cáceres, onde permaneceu dois dias da semana, quinta e sexta-feira (12 e 13), em reunião com prefeitos da região, audiências públicas e visita em escolas e na Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), e defendeu um plano estruturante e de desenvolvimento econômico para o esquecido oeste mato-grossense.

 

O governador esteve reunido na Prefeitura de Cáceres com mais de dez prefeitos da região, com os deputados Wilson Santos (PSDB), Leonardo Albuquerque (PDT), Guilherme Maluf (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, e Wancley Carvalho (PV).

 

Para o parlamentar tucano, o oeste de Mato Grosso precisa de um programa eficiente de desenvolvimento regional capaz de explorar de forma estratégica o potencial natural que a região já dispõe, como exemplo, a produção de leite, de gado de corte e o turismo.

 

“É preciso traçar um plano de ação que consiga reunir as lideranças, a universidade, o empresariado e toda a sociedade civil organizada, sindicatos, para construir um programa estratégico visando incrementar a produção, o turismo, a prestação de serviço e a agricultura familiar”, defendeu Santos, em reunião com o governador e os prefeitos do oeste de Mato Grosso.

 

Conforme o parlamentar, o Estado tem de ser pensado como um todo. “Os governantes tem de enxergar além de seus municípios, pensar em polo de desenvolvimento”, disse.

 

O deputado citou como exemplo o Polonoroeste, que na sua concepção, foi o maior programa de desenvolvimento econômico já desenvolvido em Mato Grosso, com recursos do governo federal, na área de influência da BR-364, entre Cuiabá e Porto Velho (RO).

 

O pólo noroeste teve como meta a integração nacional, o aumento da produção da região, a geração de emprego e renda, infraestrutura, além de preservação do meio ambiente e proteção das comunidades indígenas. Com o pólo noroeste nasceram dezenas de projetos de colonização agrícola e assentamentos de pequenos produtores.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens