Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de agosto de 2015 19h28


Wilson Santos faz prestação de contas do primeiro semestre

FLÁVIO GARCIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Prestação de Contas do mandato Deputado Wilson Santos (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

O deputado Wilson Santos (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, fez um balanço das ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2015. Santos apresentou 141 proposições no Parlamento, sendo 81 projetos de lei, 23 requerimentos, 20 indicações e 17 projetos de resolução. O deputado reuniu cerca de 100 pessoas numa prestação de contas dos seis meses de mandato, no auditório Licínio Monteiro, na manhã desta segunda-feira (10).

“Foi um semestre de trabalho, com aprovação de leis importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso e de mais qualidade de vida à população”, disse. Como exemplo, destacou a aprovação por unanimidade da reforma administrativa do Estado, do Projeto Bom Pagador e da UPF – Unidade de Padrão Fiscal.

O parlamentar afirma que correspondeu diariamente a confiança obtida nas urnas, coletando demandas e trabalhando por resultados concretos.Wilson Santos integra 13 comissões permanentes, das 14 existentes na Casa de Leis, e duas comissões parlamentares de inquérito, a das obras da Copa e da Sonegação Fiscal.

Wilson Santos também desenvolve ações que não se limitam ao Poder Legislativo. Atualmente, está construindo em parceria com a comunidade, em regime de mutirão, o centro multiuso e sede própria da Associação de Pequenos Produtores do Cinturão Verde do Pedra 90. Na sua passagem como deputado estadual, em 1990, Santos utilizava a verba de gabinete para fazer a entrega de ambulâncias para associações e alguns municípios, numa atitude inédita.

O deputado percorreu oito polos do Estado com audiências públicas de discussão sobre a qualidade do ensino. Foram 13 audiências públicas, sendo oito delas sobre o ciclo de formação humana, a escola ciclada. As outras cinco audiências foram sobre água e desenvolvimento sustentável, erradicação do trabalho infantil, agricultura familiar e implantação do Parque Berneck, em Várzea Grande.

Destacou projetos como o que instituiu 2015 como o ano do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o patrono das Comunicações.  Conforme o deputado, “Rondon foi um dos maiores heróis que o Brasil já teve”. Mato-grossense de Mimoso, distrito de Santo Antonio de Leverger, Rondon foi um importante ícone no desenvolvimento do Brasil e suas regiões como um todo.

Outro projeto, de resolução, pretende substituir a Polícia Militar (PM) da Assembleia com a criação da Polícia Legislativa. A ideia do deputado é montar um efetivo menor do que os atuais 50 policiais militares que estão cedidos para a Assembleia.  “Isso já existe no Congresso Nacional e em cinco Assembleias no país, entre elas, Acre, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal”, disse Wilson.

Em outro projeto, o parlamentar considera imprescindível instituir a política estadual de apoio ao paciente do SUS para tratamento fora do domicílio. Conforme o deputado, o apoio ao tratamento fora do domicílio faz parte dos serviços do SUS e pode ajudar a eliminar uma prática assistencialista e demagógica de alguns políticos que se aproveitam da fragilidade dos que procuram tratamento para seus problemas de saúde, através das chamadas casas de apoio.

O deputado também fez propositura de cinco sessões solenes, a de homenagem ao Jornal A Gazeta, que completou 25 anos em 2015, a que marcou o aniversário de 150 anos de Rondon, a de homenagem aos 81 anos do Mixto Esporte Clube, comemoração ao dia da Mulher Policial de Mato Grosso e comemoração ao mês da mulher e das gestoras da assistência social.

Na prestação de contas estiveram presentes lideranças comunitárias, empresariais, políticas, servidores públicos, representantes de clubes de mães, de associações, entre elas, o delegado Paulo de Brito Cândido, presidente da Adesg – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Maria Alice Meirelles, Arinda Cristina Ferraz e o tenente R1, José Arnaldo de Lima. Da Famil – Associação da Família Militar estiveram presentes o tenente coronel Júlio Augusto Oliveira Soares e Wanderlei Pedro de Andrade.

 


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420


Associadas


Imagens