Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de julho de 2023 14h10


NOITE DE HOMENAGENS

Deputado Elizeu Nascimento realiza sessão especial para homenagear militares que atuaram na operação Canguçu

Os policiais foram parabenizados pela população confresense e reconhecidos recebendo moções e medalhas honoríficas

JEFFERSON SOUZA OLIVEIRA / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) realizou, na noite de sexta-feira (7), no município de Confresa (1.180 km de Cuiabá), sessão especial para homenagear policiais militares e personalidades civis que atuaram na operação Canguçu, que mobilizou militares de cinco estados. O evento começou com um aluno da Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo José Martins de Moura, que tocou o hino nacional no teclado para iniciar a noite de honrarias.

O secretário de governo de Confresa, Uasley Werneck, que no ato representou o prefeito, afirmou que a cidade estava feliz por mais uma vez poder conceder homenagem aos policiais que combateram os criminosos sem medo.

“Que isso não aconteça em terras confresenses e nem do Araguaia. Estamos fazendo mais uma justa homenagem. Estes policiais deram uma resposta que toda a comunidade esperava, que reprimiu a criminalidade. E que fique a resposta que Mato Grosso é uma terra firme que coíbe e enfrenta o crime”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal de Confresa, vereador Geancarlos Guimarães, agradeceu ao deputado Elizeu pela solenidade e ainda concedeu o título de cidadão confresense ao parlamentar.

“Este ato acontece por iniciativa de nosso deputado e muito nos honra receber a Assembleia Legislativa na cidade de Confresa e não poderíamos deixar de homenagear o Elizeu, que hoje recebe o título de cidadão confresense. Hoje o senhor tem Confresa como parte de sua vida, será mais um nosso e por isso teremos essa honra de ter mais um representante nosso na AL”, detalhou Geancarlos.

Elizeu falou que a homenagem é justa, que enquanto policial militar por 18 anos, sabe do desafio que os policiais enfrentaram nos 38 dias de operação, na busca pelos criminosos que praticaram um verdadeiro ato de terrorismo no município de Confresa e trouxe medo para a região do Araguaia.

“Nós decidimos fazer o reconhecimento aqui na cidade onde aconteceu para que possamos ter um momento de gratidão a esses nobres profissionais, policiais homens e mulheres que se doaram para que nós pudéssemos pôr fim a essa quadrilha que aqui aterrorizou. Tivemos um saldo positivo com 19 marginais abatidos em confronto com a polícia e mais cinco presos”, explanou Elizeu.

O deputado ainda enalteceu o trabalho do governador Mauro Mendes (União) e do secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, que se uniram às forças de segurança de outros estados e concretizaram uma das maiores operações de polícias militares do Brasil.

O coronel PM, Ronaldo Roque da Silva, que foi o comandante da operação policial, também parabenizou o deputado pela iniciativa e relatou como foram difíceis os dias na mata em busca dos criminosos.

O saldo positivo, segundo o coronel Roque, foi não ter nenhum policial morto ou ferido na operação e, ao final, saber que os militares voltaram para a casa com o sentimento de dever cumprido.

Sentimento semelhante foi explanado pelo coronel Francinaldo Machado Bó, da Polícia Militar de Tocantins. Ele explicou que a integração das forças policiais foi fundamental para o sucesso da Canguçu.

O tenente-coronel Noelson Carlos Silva Dias, comandante do 10° Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, lembrou do apoio da população e de empresários que contribuíram para a operação, seja com apoio logístico ou incentivo aos policiais nos 38 dias de buscas.

O prefeito de Santa Terezinha, Thiago Castellan Ribeiro, fez um cumprimento às forças de segurança e os agradeceram por devolver o sentimento de segurança para a população do Araguaia.

Já o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel Lago, disse que foi de muita Importância a iniciativa do deputado Elizeu em homenagear os policiais que tiveram um trabalho brilhante na operação.

“O resultado foi extremamente positivo, porque os bandidos não conseguiram fazer o que queriam, que era roubar o dinheiro que estava no cofre e ainda se deram mal porque foram pegos todos. Isso é muito importante o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil dos estados vizinhos, que contribuíram também, então é muito importante esse ato”, disse Daniel.

Por fim, Elizeu disse que, além das homenagens que os policiais receberam, seria importante que o governador olhasse com carinho para esses policiais e lhes concedessem a promoção por ato de bravura. A homenagem contemplou, além de PMs de Mato Grosso, militares de Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Pará.


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730


Associadas


Galeria de Imagens