Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 1 de abril de 2019 17h52


Escolas da PM

Elizeu Nascimento participa de simpósio sobre expansão e desafios das escolas militares em MT

As escolas militares Tiradentes obtiveram as melhores notas entre os colégios públicos situados no estado de Mato Grosso

GABRIELA BOMDESPACHO VON EYE / Gabinete do deputado Elizeu Nascimento



Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

Debates sobre questões técnicas, administrativas e pedagógicas das escolas militares situadas no estado de Mato Grosso foram os temas discutidos por palestrantes, membros da Polícia Militar, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), autoridades e especialistas no assunto, durante o simpósio ‘Escola Estadual Militar Tiradentes – Expansão pelo Interior do Estado: Conquistas, Avanços e Desafios',  que aconteceu na manhã de segunda-feira (1º) no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa de Cuiabá. 

A tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Márcia Amarilio da Cunha Silva, subsecretária de Fomento as Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação, falou sobre o tema: ‘Caminhos a serem trilhados para interiorização das escolas cívico-militares’. "A população deseja esse modelo de educação, que têm como um dos objetivos, transformar a perspectiva de vida das nossas crianças", disse a subsecretária.

O deputado Elizeu Nascimento, que foi um dos palestrantes no evento, defendeu a ampliação das unidades escolares. "Meus filhos estudaram na Escola Estadual Militar Tiradentes. Eu sei da qualidade e da importância dessa instituição, e também da necessidade de ampliação para outras cidades do estado, por esse motivo já fiz mais de 10 indicações pedindo a implantação desse modelo de educação em diversos municípios do interior e a expansão na capital" falou o parlamentar.

Na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, as escolas militares Tiradentes obtiveram as melhores notas entre as escolas públicas de Mato Grosso. A unidade de Confresa obteve a maior nota, 6.7. Já as unidades de Juara, Nova Mutum e Sorriso alcançaram 6.5 pontos.

A Tiradentes de Cuiabá, com 5.9, foi a melhor nota entre todas as unidades da rede estadual de ensino localizada na capital. A escola de Lucas do Rio Verde não participou da avaliação. O resultado do Ideb de 2018 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação.

A secretária estadual de Educação, professora Marioneide Angélica Kliemaschewsk, reconhece a importância das escolas militares, mas disse que neste momento não é possível a expansão das instituições para outras cidades. "O governo do estado não tem condições financeiras para ampliar o número de unidades escolares", explicou a secretária.

Mato Grosso tem sete escolas militares em funcionamento, seis da Polícia Militar e uma do Corpo de Bombeiros. As unidades da PM estão sediadas em Cuiabá, Nova Mutum, Confresa, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Juara. Já a do Corpo de Bombeiros, fica em Alta Floresta. 

Ainda sem previsão para inauguração, a Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva, situada no município de Rondonópolis (210 km ao sul de Cuiabá), deverá atender 180 alunos. 


Gabinete do deputado Elizeu Nascimento

Telefone: (65) 3313-6730