Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 9 de abril de 2024 13h16


REQUERIMENTO

Barranco cobra informações sobre o Conselho Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso

Parlamentar fez alguns questionamentos sobre a atuação do conselho e quer saber o que o governo está fazendo sobre o assunto

PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) protocolou um requerimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quarta-feira (3), solicitando informações ao secretário de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Luiz Artur Oliveira Ribeiro, sobre o atual estado do Conselho Estadual de Economia Solidária.

No documento nº 131/2024, o parlamentar apresentou uma série de questionamentos sobre possíveis falhas no funcionamento do conselho, visando monitorar as ações da administração estadual relacionadas ao tema.

"Este requerimento visa fiscalizar as atividades do governo estadual e promover maior compreensão e transparência para a sociedade. Desejamos conhecer a composição do Conselho Estadual, a data da posse de seus membros no atual mandato, assim como seu modus operandi. Ademais, solicitamos cópias de todas as atas das reuniões realizadas de 2023 até o presente momento", indagou Barranco.

O deputado ressalta que a economia solidária busca estabelecer uma sociedade mais justa, sustentável e democrática, baseada em princípios de cooperação, autogestão e solidariedade.

"A capacidade da economia solidária em gerar oportunidades, incluir e articular a população, especialmente os marginalizados dos processos econômicos e produtivos, é significativa, e representa uma das principais ferramentas para a cidadania. A economia solidária é uma abordagem alternativa à economia tradicional, que enfatiza a união das pessoas, a autogestão nos negócios e o consumo sem competição direta. O cooperativismo, as formas associativas de produção e as redes de cooperação são elementos fundamentais da economia solidária", argumentou o parlamentar.

Para Barranco, é urgente que o governo de Mato Grosso reinstaure uma política estadual de apoio à economia solidária, incluindo o pleno funcionamento do Conselho Estadual de Economia Solidária, o processo de certificação dos empreendimentos e o suporte às Casas de Economia Solidária. "Esses são os pilares de nossas lutas, e é assim que construímos, na prática, uma nova economia", concluiu.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821