Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 22 de junho de 2023 09h20


ENTREVISTA

Barranco promete ir a Justiça, caso "Transporte zero" seja aprovado

Em caso de aprovação Projeto de Lei nº 1363/2023, o parlamentar afirmou que o caminho será a judicialização da proposta

PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS

Durante entrevista realizada nesta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) defendeu os pescadores e pescadoras de Mato Grosso, criticou o Projeto de Lei nº 1363/2023, intitulado “Transporte Zero”, do governo estadual, e afirmou que se o PL, já aprovado em primeira votação, for aprovado em segunda, o roteiro seguinte será a sua judicialização.

“Nós sabemos que Mato Grosso tem uma grande cultura da pesca e muitas famílias de pescadores profissionais, amadores e ribeirinhos dependem da pesca. Não faz sentido uma proposta como essa chegar e ser aprovada aqui na Casa. Uma proposta sem qualquer estudo de impacto financeiro”, afirmou.

“Nós não descansaremos, essa injustiça não poderá ter esse êxito, se não conseguirmos a derrota do projeto em plenário, não restará outra alternativa senão a judicialização dessa mensagem do governo”, completou o parlamentar.

O parlamentar também defendeu a retirada de pauta do projeto que tem previsão de ser votado no próximo dia 28. ““Quero que seja retirado ou que seja reprovado, não há meio termo para algo tão ruim e tão violento como esse projeto. O que o governo do Estado precisa fazer é ter vergonha na cara e cumprir o compromisso de fiscalização dos rios”, afirmou.

Para o deputado, o que o Governo do Estado precisa é intensificar as fiscalizações, especialmente no período de defeso. “Nós precisamos fiscalizar os rios no período de defeso, precisamos fiscalizar a pesca predatória com redes e outros equipamentos pesados. Nós precisamos multar”, completou.

Barranco finalizou dizendo que “o Governo do Estado não está nem aí para questão ambiental, quer apenas prejudicar os pescadores e facilitar uma casta que está surgindo para a comercialização do peixe a partir de grandes criatórios”, declarou.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821