Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 10 de abril de 2024 12h15


REQUERIMENTO

Deputado solicita cópia integral do contrato entre a Seduc e a Ong Ensina Brasil

Barranco questiona várias questões que envolvem essa parceria, como a ausência de consulta as profissionais de educação do Estado e o motivo principal para a adesão ao programa.

PEDRO LUIS VELASCO DE BARROS / Gabinete do deputado Valdir Barranco



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou um requerimento nº 132/2024 na última quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), solicitando ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, uma cópia integral do contrato entre a Seduc-MT e o Programa de Formação de Liderança e Inovação Metodológica, em parceria com a Organização Não Governamental (Ong)  Ensina Brasil, também conhecido como Educa Mais.

O parlamentar explicou que tem recebido questionamentos e críticas sobre a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Ong Ensina Brasil por parte de diversos profissionais da educação. Ele ressaltou a importância de esclarecer as dúvidas dos profissionais em relação a vários aspectos do programa.

“Estamos recebendo, tanto eu, quanto o nosso gabinete, muitas indagações e dúvidas sobre a adesão desse programa junto a Secretaria de Educação do estado. Os profissionais têm muitas perguntas e interrogações em relação a vários pontos. Isso não pode acontecer, por isso queremos essa cópia integral do contrato”, disse.

Barranco expressou preocupação com a falta de uma política educacional adequada no estado e criticou a gestão atual por buscar parcerias que, segundo ele, eximem o governo de suas responsabilidades com a população.

"Com essas parcerias sem pé nem cabeça, de concessões de poder a terceiros, o governo age para se eximir de suas responsabilidades em relação ao povo. Dessa forma, mais uma vez o estado demonstra que não está preocupado com a condição da população, e sim com a gestão do seu capital. É uma forma de privatização? É, indiscutível. É privatização do capital? Nesse caso não, mas é privatização de atividades pedagógicas, pois está entrando um corpo estranho na escola. ", apontou o deputado.

O parlamentar também questionou a falta de comunicação com os profissionais da educação sobre o assunto, destacando a importância de envolver a categoria na discussão de iniciativas dessa natureza. “A gente não esperava muita coisa diferente vinda da atual gestão da Seduc, mas como a pasta de educação faz uma parceria dessas e não convida, não comunica, não divulga essas informações para serem discutidas pela categoria de educadores? Isso já aconteceu várias vezes. Tudo indica que essas instituições privadas têm a intenção de "padronizar o pensamento”, finalizou.

O acordo de cooperação técnica entre a Seduc e a Ensina Brasil consiste em um programa de formação de profissionais para atuar no ensino público estadual. O programa do Ensina Brasil é inspirado no modelo de formação de lideranças da rede global Teach for All, da qual o Ensina Brasil faz parte, e está presente em mais de 40 países, 10 deles na América Latina.


Gabinete do deputado Valdir Barranco

Telefone: (65) 3313-6821