Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 17 de setembro de 2020 12h43


SAÚDE

Deputado João Batista quer Central de Regulação na região norte de MT

A indicação foi apresentada a partir de uma demanda de vereadores de Sorriso.

BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Visando melhorar o atendimento nas unidades de saúde do estado, o deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros) apresentou a Indicação n° 3861/2020, que mostra ao governo estadual a necessidade de implantar uma Central de Regulação no município de Sorriso, distante 396 km de Cuiabá. A proposta de melhorar o atendimento aos pacientes da região norte partiu de uma ação conjunta entre o deputado e vereadores da cidade.

Em sua justificativa, João Batista usa como base a Constituição Federal, que estabelece que a saúde é direito de todos e dever do Estado, devendo ser garantida por meio de políticas sociais e econômicas, visando a redução do risco de doenças e outros agravos.

A Central de Regulação monitora a disponibilidade de vagas de atendimentos especializados e de leitos hospitalares, integrando o Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é a forma mais democrática de saúde do mundo, levando dignidade e amparo aos que necessitam. A demanda apresentada é o resultado da parceria entre os vereadores da região e os deputados”, explicou João Batista.

O parlamentar também destaca que a cidade está situada em um ponto estratégico de Mato Grosso, contemplando vários outros municípios vizinhos. “Com a implantação da Central de Regulação em Sorriso, vamos dar prioridade aos casos mais graves por meio de protocolos existentes. Em muitos casos, alguns pacientes que precisam deste tipo de atendimento são submetidos a várias horas de viagem até a central em Cuiabá. Nosso intuito, meu e dos vereadores da cidade, é tornar a saga daqueles que buscam qualquer tipo de atendimento menos penosa”, finalizou João Batista.

A demanda é subscrita pelos vereadores da Câmara Municipal de Sorriso Damiani na TV, Acácio Ambrosini, Dirceu Zanatta, Toco Baggio e Marlon Zanella.


Gabinete do deputado João Batista