Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 19 de março de 2019 14h58


SOCIAL

Deputado recebe certificado de reconhecimento em ação social de Campo Novo do Parecis

No interior do estado, João Batista visitou o projeto Agem e a aldeia Quatro Cachoeiras

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: BRUNO BARRETO

No último sábado (16), o deputado estadual João Batista (Pros) recebeu o certificado de reconhecimento por ser um dos principais apoiadores do projeto Agente Mirim (Agem), desenvolvido por agentes penitenciários e voluntários de Campo Novo do Parecis, município do médio-norte de Mato Grosso.

A ação social contribui para retirar crianças e adolescentes de situações de risco e vulnerabilidade social. Em sua 4ª edição, a iniciativa deve atender aproximadamente 240 integrantes, um público na faixa etária entre 8 e 17 anos. A proposta é levar noções de hierarquia, disciplina, respeito e atitudes cívicas por meio de palestras, ações sociais, oficinas, acampamentos, treinamentos e instruções ministradas pela segurança pública, órgãos da justiça, conselho da criança e profissionais da saúde.

O agente penitenciário Fábio Aguiar, coordenador do projeto, enalteceu a visita do parlamentar no município e destacou o apoio ativo de João Batista desde o início das atividades do Agem. “A ação social é um trabalho de voluntariado, realizado em conjunto com a comunidade e também requer comprometimento dos pais ou responsáveis pelas crianças. O João Batista sempre foi um auxiliador dessa iniciativa desde a fundação, tenho certeza que agora como deputado estadual a tendência é alavancar as ações”, pontuou Aguiar.

João Batista afirmou que está em articulação com os demais parlamentares na Assembleia Legislativa para fortalecer e expandir o projeto para todo o estado. “Eu sou apaixonado pelo trabalho realizado entre os agentes penitenciários e essas crianças, preparando eles para resistir ao mundo das drogas e na prevenção contra a criminalidade. Minha intenção como deputado é fortalecer e dar continuidade no projeto, não só em Campo Novo do Parecis, mas em todo Mato Grosso”, ponderou o parlamentar.

A convite de Fábio Aguiar, o deputado visitou a aldeia indígena Quatro Cachoeiras, lugar de belezas naturais que se tornou um dos principais pontos turísticos da região. “Essa foi uma oportunidade de conhecer novas culturas e costumes, parabenizo o cacique Narcizo Kazoizaese e sua esposa Inês Nizokero, pela recepção calorosa e hospitalidade”, disse João Batista.

Tendo como guia turístico o cacique Narcizo, o parlamentar percorreu cerca de dois quilômetros de uma trilha cercada por mata. “Nos sentimos muito honrados em receber o deputado em nossa aldeia. Apresentamos um pouco de nossa cultura para ele e toda sua comitiva”, concluiu o cacique Narcizo.


Gabinete do deputado João Batista