Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 18 de junho de 2019 16h30


SISTEMAS PENITENCIÁRIO

João Batista participa de reunião do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário

O encontro aconteceu na tarde desta última segunda-feira (17) no TJMT e contou com a participação do governador Mauro Mendes e outras autoridades.

BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista



Foto: BRUNO BARRETO

O deputado estadual João Batista (Pros), representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), durante a reunião do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), na tarde desta última segunda-feira (17). O encontro contou com a participação do governador Mauro Mendes (DEM) e integrantes do seu staff. O GMF foi instalado no Estado em julho de 2011 e é gerenciado pelo Tribunal de Justiça Estadual (TJMT), seguindo a Resolução Nº 96 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa diminuir a reincidência criminal no país.

João Batista, que é funcionário de carreira do Sistema Penitenciário, contribuiu para o debate junto aos poderes, apresentando soluções para os apenados que já podem desfrutar do regime semiaberto, dentre outros temas que foram abordados.

“O governador Mauro Mendes já se propôs em designar uma área para os apenados do semiaberto, fiz a proposta para que uma unidade anexa ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) seja construída para abrigar estes reeducandos, gerando uma economia os cofres públicos, uma vez que cada preso gera uma despesa média de R$ 3 mil ao mês”, disse o deputado.

O desembargador e supervisor do projeto GMF, Orlando Perri, parabenizou a disponibilidade do governador em ouvir as demandas do grupo, alertando que o tema ‘Sistema Carcerário’, precisa de uma atenção maior do Poder Executivo.

“Nós não podemos melhorar o Sistema Prisional sem a integração de todos os Poderes. Não podemos pensar na recuperação dos presos e não falarmos em educação, trabalho e qualificação profissional. É preciso montar uma rede de ajuda para assim, de fato, realizar um trabalho de ressocialização, para que ao fim do cumprimento da sua pena, possamos devolve-los em condições de integrar a nossa sociedade”.

Participaram da reunião: o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, representantes do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Cuiabá, Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso, OAB, AMM, entre outros.


Gabinete do deputado João Batista