Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 9 de setembro de 2019 10h45


SETEMBRO AMARELO

Ações de prevenção ao suicídio são intensificadas

Deputado João Batista tem promovido uma série de ações envolvendo o tema, como a criação do comitê de combate ao suicídio e a realização de uma audiência pública para discutir o assunto.

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Com objetivo de promover o diálogo, prevenir e alertar a sociedade sobre o suicídio, o deputado estadual João Batista (Pros), intensificou suas ações parlamentares sobre o tema, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Entre as principais proposições apresentadas por João Batista no Parlamento, estão em destaque a indicação que visa instituir o Comitê Estadual de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio e a Automutilação, além do projeto de Lei, que altera dispositivos da Lei n. 10.598, que institui o Plano Estadual de Combate ao Suicídio no Estado.

De acordo com o deputado, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, outra importante ação foi uma audiência pública solicitada na Casa de Leis, com o objetivo de discutir o tema.

“Apresentei na última semana, um requerimento para a realização de uma audiência pública, com o objetivo de aprofundar o debate sobre a criação do Comitê Estadual de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio e a Automutilação, o evento acontecerá no dia 30 de setembro, às 9h, no auditório Licínio Monteiro, na ALMT”, conta João Batista.

O parlamentar considera de extrema importância promover o debate sobre o tema e julga necessário trabalhar a forma como a sociedade enxerga os fatores que podem levar uma pessoa a cometer suicídio.

“Estamos no mês do setembro amarelo, na próxima terça-feira (10) é o dia mundial do combate ao suicídio. Estamos aproveitando a oportunidade, para chamar a sociedade para essa discussão e a Assembleia Legislativa é o espaço adequado para isso. A problemática do suicídio acaba aparecendo na mídia quando há algum caso de grande repercussão, mas as pessoas não veem os casos que acontecem rotineiramente. É necessário que se abra essa discussão”, propõe o deputado.

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Conforme a estatística, cerca de 96,8% dos casos acontecem entre os jovens. Alguns casos estão relacionados a depressão, seguida do transtorno bipolar e uso abusivo de substâncias ilícitas.


Gabinete do deputado João Batista