Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 14 de agosto de 2019 15h55


PROTEÇÃO

Por indicação parlamentar, Rondonópolis recebe 30 mil doses da vacina H1N1

A solicitação foi feita por João Batista, durante sessão plenária, na Assembleia Legislativa

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: INGRIDY PEIXOTO

A indicação n° 2452/2019, de autoria do deputado estadual João Batista (Pros), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), resultou na entrega de 30 mil doses da vacina H1N1 para a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (216 km de Cuiabá).

Segundo o parlamentar, a proposição foi apresentada com o objetivo de atender a necessidade da população rondonopolitana. “Atendendo os pedidos feitos por munícipes, indicamos ao Ministério da Saúde e ao governo do estado que fornecesse, em caráter de urgência, o medicamento que estava em falta na cidade. Tivemos relatos de que a situação era preocupante, tendo em vista inúmeros óbitos registrados com suspeita da doença,” pontuou João Batista.

De acordo com um ofício encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos meses, foram registrados 13 casos de pessoas com suspeita de H1N1 no município. “Vale ressaltar que a vacinação é uma ferramenta comprovada no controle e eliminação da doença - que pode ser potencialmente fatal”, afirma trecho da nota de agradecimento enviada ao deputado João Batista.

Conforme justificativa da indicação, "a saúde deveria ser prioridade de toda gestão, pois os recursos investidos nesta área podem salvar vidas". “Estima-se que as vacinas evitam  de 2 a 3 milhões de mortes todos os anos, sendo um dos investimentos  mais efetivos em relação ao custo e manutenção de pacientes em unidades de saúde”, afirma o documento.

Na avaliação do deputado, embora a saúde seja um direito de todos e dever do Estado, a população menos favorecida é a que mais sofre com a falta de medicamentos. “Recebo todos os dias diversos pedidos de ajuda na área da saúde em meu gabinete. Os pedidos geralmente são de necessidades básicas, o que julgo uma falta de respeito com o cidadão que paga seus impostos e o retorno deveria ser, ao menos, serviços públicos de qualidade”, concluiu.


Gabinete do deputado João Batista