Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 19 de dezembro de 2019 07h10


CUIABÁ

Decisão do STF que desvincula orçamento da Unemat à receita do estado é debatida em audiência

Orçamento da universidade será debatido em audiência

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Thiago discursa na AL

Foto: Marcos Lopes

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da ALMT, presidida pelo deputado Thiago Silva (MDB), realizará audiência pública nesta quinta-feira (19), às 14h, na Assembleia Legislativa, para debater a decisão do Supremo Tribunal Federal, que acatou o requerimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pelo governo de MT, para que os 2,5% (artigo 246 da Constituição do Estado de MT) da receita estadual resultante de impostos não sejam mais destinados à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Segundo Thiago Silva, este é um retrocesso na política educacional e a Assembleia irá recorrer da decisão. “Nos reunimos com o presidente Eduardo Botelho e a reitoria da Unemat para tomar as providências necessárias para que a Procuradoria-Geral da Assembleia recorra dessa decisão, que tira a possibilidade da universidade planejar o orçamento para abertura de novos cursos em Mato Grosso”, destacou Silva.

O reitor Rodrigo Zanin fez um panorama do crescimento do trabalho da Unemat no estado.

“Tínhamos 10 mil alunos e agora 23 mil, passamos de 10 câmpus para 12, saltamos de 40 cursos regulares para 60, antes tínhamos 200 doutores e agora são 450, o que prova que está ampliando o trabalho da universidade”.


Gabinete do deputado Thiago Silva