Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de novembro de 2023 16h07


ATIVIDADE PARLAMENTAR

Thiago e Adonias se reúnem com Acir e CDL para debater melhorias em aeroporto

Melhorias no Aeroporto Maestro Marinho Franco são necessárias para fortalecer a economia local e atrair novas empresas

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Reunião na ACIR

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva, juntamente com o vereador Adonias Fernandes, ambos do MDB, se reuniram nesta segunda-feira (6) com os presidentes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial (Acir), Marchiane Fritzen, e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Thiago Sperança, para tratar sobre os entraves que interferem no desenvolvimento econômico de Rondonópolis. Um dos assuntos discutidos foi a necessidade de melhorias e mais investimentos no Aeroporto Maestro Marinho Franco para fortalecer a economia local e atrair novas empresas para cidade.

O parlamentar, que coordena a Câmara Setorial Temática (CST) de Desenvolvimento Regional na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, esclareceu que estão sendo discutidas políticas públicas para reduzir as desigualdades regionais e propor planos e projetos a serem aplicados nos municípios mato-grossenses. “Uma das demandas que estamos trabalhando é a reestruturação dos aeroportos do estado. Em alguns levantamentos, notamos uma deficiência no aeroporto de Rondonópolis em relação às outras regiões que estão bem mais avançadas, como é o caso de Sinop”, comentou.

Durante o encontro, o deputado explicou que a Concessionária Centro-Oeste Airports assumiu a concessão em 2019, mas avalia que é preciso expandir os voos domésticos e ter um preço acessível para atrair a classe empresarial e a população em geral da região sudeste. Também destacou a importância de verificar o cumprimento das obras a serem realizadas, conforme o contrato acordado, e a inclusão de mais companhias aéreas de grande porte, como é o caso da Gol e da Latam, já que operam só a Azul e Asta no município.

Marchiane destaca que o aeroporto de Rondonópolis já conta com voos rentáveis para o transporte de cargas que chega a ser mais barato do que enviar por empresa de envio e entrega de correspondências. “Para tornar os voos rentáveis é bom lembrar que a companhia Azul não tem concorrente, precisamos de mais empresas para aumentar a concorrência e melhorar os serviços prestados. É preciso fazer uma frente com entidades e a força política, para ser diferente. Hoje, não temos mais problemas de pousar no município. Só tem um voo e é lotado. Precisamos atrair mais empresas e é fundamental adequar as questões do aeroporto”, posicionou.

Para que os municípios vizinhos se interessem em embarcar no aeroporto de Rondonópolis e evitem optar seguir para Cuiabá, Thiago Sperança sugere o aumento de voos domésticos, mas com preços atrativos para despertar o interesse da população. “Com os preços altos, o morador de Jaciara, por exemplo, escolha ir para Cuiabá para pegar um voo com preço mais em conta”, diz.

No final da reunião, ficou definido o levantamento de dados referente a demanda e a procura no aeroporto de Rondonópolis para organizar uma agenda com os representantes da Concessionária Centro-Oeste Airports e com representantes da Agência Nacional de Aviação (Anac), em Brasília, para gerar as melhorias necessárias para oferecer uma estrutura adequada e mais voos que atendam os interesses da população da região sudeste.


Gabinete do deputado Thiago Silva