Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 29 de junho de 2023 11h43


LEI

Thiago Silva defende o Fórum de Desenvolvimento Regional para fortalecer o potencial econômico de MT

A proposta é combater as desigualdades e apontar as vocações econômica das regiões de Mato Grosso

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Para aproveitar as potencialidades econômicas existentes em cada região do estado, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) apontou a necessidade de executar a Lei de n.º 11.519/2021 sancionada pelo Governo de Mato Grosso, que cria o Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional, na quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa. A matéria propõe promover e discutir políticas públicas para combater as desigualdades regionais e elaborar planos e projetos a serem aplicados nos municípios entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

“A nossa lei foi sancionada em outubro de 2021 e precisamos que o governo estadual faça a instituição desse Fórum para abrirmos a discussão do cenário vivenciado em cada região e rediscutir a economia de Mato Grosso. Há uma diversificação econômica e potencialidades existentes no Estado e precisamos fortalecer alguns municípios que necessitam avançar no desenvolvimento. E, claro, fazer uma política mais audaciosa para instalar mais empresas e indústrias nas regiões e, consequentemente, gerar o aumento de oportunidades de trabalho para a nossa gente”, explica o parlamentar. 

Cenário

Em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, Thiago Silva que já percorreu por todas as regiões de Mato Grosso, disse que é notável deparar com cidades mais desenvolvidas e que contam com importantes indústrias que movimentam a economia e garante empregos diretos e indiretos para a população. “Por exemplo, nós que estivemos na região noroeste do Estado, percebemos que a vocação local é o plantio do café. Para agregarmos valor à essa cultura, precisamos debater, aprimorar e buscar alternativas de incentivos com as partes interessadas para alavancar esse segmento”, esclarece. 

Ele também cita a região oeste, como Cáceres e Vila Bela de Santíssima Trindade, que tem a pecuária forte com cortes de gado e produção de leite que desencadeia a produção de derivados laticínios. Já a região sul e sudeste a produção agrícola, como trigo, milho e soja, é bastante considerável, sendo que Primavera do Leste se destaca no setor de biocombustíveis e, Rondonópolis, tem o potencial para a implantação de usinas de biodiesel – ainda mais por ser um município que se consolida no campo da importação e exportação de produtos e desempenha um grande papel no setor agrícola”, detalha o deputado. 

O objetivo prioritário do Fórum é debater o desenvolvimento regional, viabilizar parcerias e consórcios regionais para a elaboração de projetos e planos de ações, reduzir as desigualdades e reconhecer e valorizar a vocação econômica de cada região mato-grossense para a elaboração de políticas públicas. “Precisamos promover audiências públicas em todas as regiões de Mato Grosso para a criação de ações e projetos que promovam o crescimento econômico e social de forma igualitária em todo o Estado. A nossa preocupação é com o aumento contínuo das diferenças regionais”, finaliza o parlamentar.


Gabinete do deputado Thiago Silva