Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 29 de julho de 2019 10h54


BALANÇO

Thiago Silva foca primeiro semestre de mandato nas áreas de educação, saúde e infraestrutura

Ao todo, o deputado apresentou 27 projetos de Lei, 175 indicações, 21 requerimentos e 17 moções de aplausos.

LUCAS PERRONE / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: Dnei Matos / Assessoria de Gabinete

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem atuado em diversas frentes na Assembleia Legislativa e com um trabalho dedicado de forma mais efetiva na educação. Thiago é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Desporto e tem trabalhado em busca de soluções para problemas do setor, principalmente na questão de infraestrutura, condições de trabalho e apoio aos professores e servidores.

O parlamentar durante esse período de seis meses visitou escolas, em diversas regiões do Estado, e constatou problemas, principalmente em unidades que funcionam em containers, as conhecidas escolas de lata, que foram temas de reportagens de caráter nacional.

Thiago cobrou do governo do estado, uma solução e já está colhendo os primeiros resultados. Muitas das salas de lata já foram retiradas e há a garantia que, até o final deste ano, o problema estará definitivamente resolvido.

Outro trabalho do parlamentar que trouxe resultados está relacionado à retomada de obras paradas em escolas do estaduais, como os casos das escolas Emanuel Pinheiro, Marechal Dutra e Maria Tereza, em Rondonópolis, que tiveram as obras retomadas.

Outra luta do deputado está sendo no ensino superior público em Mato Grosso. Thiago tem trabalhado para a expansão da Unemat em Rondonópolis. Nos primeiros meses de mandato realizou diversas reuniões e audiências públicas para debater a expansão de cursos da Unemat em Rondonópolis, Cuiabá, Poxoréu, Paranatinga, Guiratinga e na região do Araguaia.

Além disto, também tem cobrado, a construção e a manutenção da Unemat em Rondonópolis. O campus do município ainda não está consolidado, e tem funcionado como extensão da unidade de Alto Araguaia. Além disso, Thiago está empenhado em transformar o curso de direito, que está em forma  especial em turma regular.

O deputado também tem debatido  na Assembleia o tema de educação inclusiva e cobrado do Estado, uma maior estrutura para atender essa demanda  crescente. 

Outros setores - Quando o assunto é produção parlamentar, Thiago tem trabalhado projetos para atender todos os setores da sociedade. Ele é autor de uma proposta que pede para que as delegacias das mulheres passem a funcionar 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. “Geralmente são nos finais de semana em que os índices de violência contra as mulheres aumentam”, justificou o deputado.

Thiago ainda propôs a criação do dia do combate do feminicídio em Mato Grosso.

Outro projeto é o Primeiro Emprego,  uma proposta voltada a garantir acesso de jovens recém formados ao mercado de trabalho. Thiago também protocolou na AL , o projeto Árvore do Saber, que visa estimular a leitura entre os estudantes de Mato Grosso.

O parlamentar também defendeu por meio de Lei, a necessidade de isenção de IPVA e ICMS na aquisição de motocicletas para profissionais de Mato Grosso que atuam no mercado como mototaxistas. Thiago também é autor de proposta de incentivo ao uso da energia solar em Mato Grosso.

O deputado, por outro lado, defendeu na Assembleia, uma proposta para que o estado invista em presídios agrícolas e industriais como forma de ressocialização de reeducandos.

Ao todo, apenas nestes primeiros seis meses de mandato, o deputado apresentou 27 projetos de Lei, 175 indicações, 21 requerimentos e 17 moções de aplausos.

Infraestrutura - Neste setor, Thiago Silva esteve atuante, principalmente, para garantir a melhorias das vias de escoamento da produção em diversas regiões de Mato Grosso.

Em Rondonópolis, por exemplo, Thiago Silva lutou para as obras de reestruturação do Anel Viário, que sofre há quase uma década com a falta de manutenção. O resultado da ação parlamentar é que a secretaria de Infraestrutura deu início ao processo de licitação para a contratação.

O parlamentar também tem trabalhado para o asfaltamento da via que liga Tesouro a Guiratinga, a recuperação para o acesso a São Lourenço de Fátima, o término da rodovia Verde, rota alternativa entre Rondonópolis a Cuiabá, a recuperação da MT-100, além do término da rodovia do Leite, dentre outras propostas do parlamentar.

Na saúde, Thiago tem acompanhado de perto a situação dos hospitais públicos de Mato Grosso; principalmente com relação ao Hospital Regional  de Rondonópolis e as Santas Casas de Cuiabá e Rondonópolis. Uma das cobranças do parlamentar é o aumento do leito da UTIs nas unidades públicas de saúde.


Gabinete do deputado Thiago Silva