Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de junho de 2023 10h19


EDUCAÇÃO

Alunos de escolas agrícolas de MT poderão receber bolsa auxílio

A proposta é para que os estudantes tenham uma garantia mínima de estabilidade financeira já que estudam em tempo integral

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Thiago Silva



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado  Thiago Silva (MDB) teve o Projeto de Lei n.º 136/2023 que cria a Bolsa Agro Estudantil destinada aos alunos da Rede Estadual de Educação em Agroecologia e Profissional Agrícola de Mato Grosso, aprovado em 1º votação, no dia 31 de maio, em sessão plenária, na Assembleia Legislativa. A proposta é para que os estudantes tenham uma garantia mínima de estabilidade financeira já que estudam em tempo integral e residem em regime de internato.

“Hoje, contamos com três escolas agrícolas em Mato Grosso que permitem que centenas de jovens façam o ensino médio integrado à educação profissional. E eles acabam tendo que residir na instituição, uma semana sim e outra não, cuja metodologia de ensino conta com aulas práticas e teóricas – em tempo integral. E temos que valorizar esse tipo de ensino para que os alunos possam ser capacitados com a formação técnica apropriada para atuar na área rural, gerando emprego e renda e, até mesmo, terem o seu próprio negócio”, posicionou o parlamentar. 

Atualmente, Mato Grosso possui unidades de escolas agrícolas em Terra Nova do Norte, Água Boa e Alto Garças – sendo que Thiago Silva (MDB) apontou a necessidade da construção de mais Escolas Estaduais Agrícolas no estado de Mato Grosso, em novembro de 2022, por meio da indicação de n.º 6.324/2022 – conforme a predominância econômica e setores produtivos da região onde poderá ser instalada.

Em resposta a essa proposição do parlamentar, a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc), por meio de ofício, no dia 23 de janeiro, informou que foi implantado o Projeto Agropec 4.0 com o objetivo de contemplar uma cidade de cada polo sob administração das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Para o processo de expansão e implantação de novas Escolas Agrícolas acontecer, é imprescindível a parceria com os municípios por meio das Secretarias Municipais de Educação, o Estado e a comunidade local – para viabilizar a doação de área onde será implantada a unidade e o setor produtivo.

O Projeto de Lei proposto pelo deputado busca contar com o amparo do Poder Público por meio da bolsa auxílio aos alunos - durante todo o período letivo do curso. O valor será correspondente a cinquenta por cento do valor da média do piso salarial de um técnico agrícola que vai permitir que os estudantes possam ter condições de auxiliar seus familiares e o mínimo necessário para a sua subsistência. 

A matéria segue em tramitação para uma nova votação e, com aprovação dos parlamentares da Casa de Leis, será encaminhada para ser sancionada pelo Poder Executivo Estadual. 

 


Gabinete do deputado Thiago Silva