Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 15 de abril de 2024 11h53


PARLAMENTO

Thiago Silva propõe projeto “Parlamento Jovem” na ALMT

O deputado apresentou indicação n parlamento

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Deputado Thiago na AL MT

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Com o propósito de promover o exercício da cidadania, atuação participativa nos municípios e conhecimento político aos estudantes de Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou Indicação para que seja implantado o projeto “Parlamento Jovem”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, durante a última sessão plenária (10). A oportunidade vai estimular os participantes a contribuírem com as melhorias necessárias para o Estado, elaboração de projetos e, também, compreenderem como funciona o processo nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

“Estamos solicitando para que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa possa reativar o projeto que era denominado de “Parlamento Mirim”, que foi executado por alguns anos, para outro formato e transformar essa proposta em “Parlamento Jovem” para que, assim, possamos trazer os nossos jovens da rede pública e privada de ensino para conhecerem a dinâmica da Casa de Leis e terem uma formação e vivência no processo democrático com a participação direta na jornada parlamentar. Recebemos esta solicitação dos vereadores mirins de Rondonópolis Emanuel Amorim, Nicoly Caroliny e Thalita Lopes e garantimos junto a AL MT a retomada deste importante programa”, declarou o deputado.

A proposta envolve todo o processo já aplicado aos deputados estaduais eleitos, como a realização da diplomação, posse, sessão de escolha da Mesa Diretora e sessão ordinária. “É bom destacar que foram oito legislaturas, sendo a última ocorrida em 2018, e o projeto não foi mais executado no Parlamento Estadual. Avaliamos a importância desta ação para ser retomada na Assembleia Legislativa e despertar a conscientização em cada jovem sobre a importância de exercer a cidadania e ser responsável na escolha de seus representantes”, esclareceu o parlamentar.

A proposta do “Parlamento Jovem” envolverá alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, matriculados em escolas públicas ou particulares dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. No processo seletivo, cada escola vai escolher dois alunos que farão as inscrições para o projeto e, logo, serão divulgados os nomes que farão parte de uma eleição democrática, com votação pública pelo site da Assembleia Legislativa para eleger 24 escolhidos.


Gabinete do deputado Thiago Silva