Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 11 de agosto de 2021 14h22


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

ALMT aprova projeto de Faissal que estimula contratação de jovens por meio de incentivos

Proposta prevê contratação de jovens por no mínimo 12 meses

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em primeira votação, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 709/2019, de autoria do deputado estadual Faissal Calil (PV). O texto prevê a criação de incentivos fiscais para estimular a abertura de novos postos de trabalho às empresas que efetivarem as contratações destes jovens.

De acordo com o projeto, serão admitidos aqueles que tiverem idade entre 18 e 20 anos, matriculados obrigatoriamente em estabelecimentos escolares da rede pública, caso não tenha concluído o ensino fundamental ou médio.

A proposta aponta ainda o contrato de trabalho deverá ser de, no mínimo, 12 meses. O vínculo poderá ser rescindido caso o jovem se ausente do trabalho por mais de três dias ou que o mesmo se ausente das atividades escolares injustificadamente. Faissal aponta que a proposta busca conjugar ações de empreendedores e do poder público, com o propósito de busca de soluções para jovens com a possibilidade de valorização do emprego e da educação, diminuindo ainda a carga tributária que recai sobre quem os contratar.

“Muitos jovens oriundos dessas instituições são desprovidos de muitas oportunidades, sendo bastante problemática a manutenção dos mesmos nas escolas, bem como de possuírem uma estrutura familiar adequada. Não há como negar a dificuldade encontrada atualmente para inserção de nossos jovens no mercado de trabalho e a proposta apresentada é um instrumento produtivo, atuando como propulsor de uma educação mais oportuna, com transmissão de valores e autoestima, tirando-os da informalidade e ociosidade”, afirmou.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br