Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 12 de julho de 2019 11h10


ASSISTÊNCIA

Trabalho temporário de servidores prejudica funcionamento do CAPSi em Cuiabá

A unidade que funciona no bairro Coophema, na capital, promove a atenção à saúde mental infantojuvenil e foi visitada pelo deputado Faissal Calil.

STEPHANIE ROMERO FRANCISCO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: Ronaldo Mazza

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPSi) do bairro Coophema, em Cuiabá, apresentou ao deputado estadual Faissal Calil (PV), na segunda-feira (8), as ações realizadas pela unidade de saúde, que oferece atendimento às crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, que sofrem transtornos mentais graves, severos, persistentes, como autismo, psicoses, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtornos neuróticos graves, ideação ou que passaram por tentativas de suicídio.

O CAPSi foi implantado no ano de 2002 visando promover a atenção à saúde mental infantojuvenil, em um serviço alternativo e substitutivo às internações de longa permanência, baseada nas diretrizes da Portaria 336/02 do Ministério da Saúde, dando suporte à família dos pacientes que procuram ajuda na unidade.

”Estar aqui e ver de perto como funciona é muito importante para ajudar a mudar a realidade e contribuir com o trabalho prestado. O trabalho realizado aqui é de excelência, apesar de algumas dificuldades”, disse Faissal.

O deputado se comprometeu em buscar soluções junto ao governo do estado para as demandas e viabilizar meios para melhorar o serviço oferecido pelo núcleo psicossocial. 

A permanência temporária dos servidores que atuam no núcleo tem sido um problema para a continuidade do trabalho desempenhado, como destacou a coordenadora do CAPSi, Luciane Cassini. "A ausência de critérios para a continuidade dos profissionais que atuam aqui no núcleo impede melhores resultados e inviabiliza atividades contínuas", afirmou.

O núcleo conta com o trabalho de 20 funcionários na equipe multidisciplinar, sendo 3 fonoaudiólogos, 2 terapeutas ocupacionais, 2 psicólogas, 1 psiquiatra, 2 enfermeiras, 3 técnicas de enfermagem, 1 assistente social, além de outros funcionários atuando em diferentes funções. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h. 


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br