Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 10h27


AUTISTAS

Faissal pede implantação de centros específicos de atendimento a autistas em MT

Segundo o parlamentar, a proposta se dá pela necessidade especial de atenção a esta parcela da população.

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: Helder Faria

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou a Indicação nº 111/2024 ao governo do estado, na sessão da manhã de quarta-feira (7), onde pede a implantação de centros específicos de atendimento e tratamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde do estado. 

Segundo o parlamentar, a proposta se dá pela necessidade especial de atenção a esta parcela da população. Mais de 10 mil crianças já foram diagnosticadas com o transtorno no estado, sem contabilizar os adultos, que não são diagnosticados. Faissal destacou que o tratamento não é barato e que boa parte da população não tem condição de custeá-lo.

Por conta disso, Faissal destaca que é dever do governo do estado fornecer estas condições, para que a população de Mato Grosso tenha acesso ao tratamento digno e adequado para o Transtorno do Espectro Autista. O deputado relembrou ainda que faltam profissionais capacitados para realizar este atendimento, o que demanda uma atenção especial do Executivo.

“Apresentamos uma indicação para que o governo do estado faça a instalação de unidades de saúde específicas para o atendimento de pessoas com autismo, já que temos um grande aumento no número de casos diagnosticados. O governo do estado tem que se sensibilizar com essa causa e começar a focar no atendimento a essas pessoas, que precisam de um olhar mais apurado por parte do poder público”, afirmou Faissal.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br