Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 7 de julho de 2021 10h34


ECONOMIA

Faissal propõe linha de crédito para implantação de energia solar para população de baixa renda

Indicação do deputado sugere financiamento feito por meio do Desenvolve MT.

CAROLINA COUTINHO / Gabinete do deputado Faissal



Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (6), uma indicação ao governo do estado pedindo a abertura de linha de crédito para que pessoas de baixa renda consigam implantar sistemas de energia solar fotovoltaica. O pedido, encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e ao Desenvolve MT, se dá uma semana após a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)) garantir a isenção de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a Tarifa de Utilização do Sistema de Distribuição de energia elétrica (TUSD).

De acordo com a indicação apresentada por Faissal e que tem o deputado Gilberto Cattani (PSL) como co-autor, o financiamento contemplará a compra e instalação das placas solares e dos demais equipamentos necessários para sua operacionalização. O deputado destacou que a necessidade de criação de linhas de crédito para incentivar o uso de energia solar se dá por conta da dificuldade da população em arcar com as altas tarifas de energia elétrica cobradas atualmente.

“A pandemia agravou a situação financeira de toda a população, o que prejudicou bastante as condições econômicas das famílias brasileiras, em especial da população mais carente. Aliado a isso, com os aumentos constantes, as contas de energia elétrica subiram muito, tornando-se inviáveis. As famílias têm deixando de colocar itens básicos na mesa, para arcar com as altas tarifas, sendo necessário a criação de alternativas que atendam essas pessoas, e a energia solar é uma delas”, afirmou Faissal.

A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, sendo uma fonte limpa e renovável. Ela oferece diversas vantagens, podendo ser aplicada para duas diferentes finalidades, de acordo com a tecnologia utilizada, sendo elas: placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica em casas, empresas e agronegócios ou coletores solares para aquecimento da água.

"Serão contempladas aquelas famílias que possuem uma renda per capita inferior a meio salário mínimo. Estamos diante de uma crise hídrica imensa e precisamos encontrar fontes alternativas de energia e não há outra solução que não a energia solar. Ela será muito utilizada também pelos pequenos agricultores. Fomentar este tipo de investimento é uma forma de valorizar a agricultura familiar", completou.


Gabinete do deputado Faissal

Telefone: (65) 3313-6740

E-mail: deputadofaissal@al.mt.gov.br