Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 4 de setembro de 2001 00h00


CPI DO VOTO: VEREADORES REAFIRMAM ACUSAçõES

CPI do voto: vereadores reafirmam acusações

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



A CPI da Compra de Votos realizou na manhã de hoje, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, mais uma reunião ordinária para apurar denúncias de irregularidades, nas eleições do ano passado. A primeira denúncia veio do município de Tesouro, no sul do estado, onde vereadores e comunitários acusam o atual prefeito, Luiz Fernando Marques Parrreira, de abuso de poder econômico e de transferência ilegal de eleitores. Segundo o ex-vereador Aruano de Souza Santos, o prefeito reeleito doou materiais de construção à população carente do município, na véspera da eleição.

Ele acusa ainda o prefeito, de ter transferido ilegalmente eleitores de outros municípios, o que teria garantido a sua vitória. Segundo o ex-vereador, Tesouro tem uma população de 3 mil habitantes e, conforme dados da Justiça Eleitoral, 3 mil eleitores.

Convocado pela presidente da CPI, deputada Serys Slhessarenko, para se explicar, o prefeito Luiz Fernando Marques Pereira, começou desqualificando o denunciante, a quem acusa de ser cunhado do candidato seu opositor, que perdeu a eleição. Segundo o prefeito, a entrega das casas à população carente, faz parte do programa habitacional “Comunidade Ativa”, que vem sendo desenvolvido há três anos pela sua administração, em convênio com o Governo do Estado.

Conforme ainda o prefeito de Tesouro, o programa é feito em regime de mutirão: o poder público compra os materiais e as famílias beneficiadas se encarregam de construir as casas. Ele informou ainda que as casas começaram a ser construídas bem antes da eleição, no mês de maio e prosseguiu após a apuração dos votos, obedecendo a um cronograma que respeitaria a lei eleitoral.

Com relação à denúncia de transferência irregular de eleitores, Luiz Pereira disse que os vereadores demonstram desconhecerem a história do município. Segundo ele, o que acontece historicamente, é que muitos filhos de Tesouro se mudam para outras cidades, em busca de melhores condições de trabalho e estudo, mas fazem questão de manter seu domicílio eleitoral, no local onde nasceu.

Secretaria de imprensa
Em 04/09/2001


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com