Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 6 de setembro de 2001 00h00


CRéDITO IRá BENEFICIAR AGRICULTURA FAMILIAR E PESCA ARTESANAL

Crédito irá beneficiar agricultura familiar e pesca artesanal

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



As famílias ribeirinhas e da zona rural do pantanal mato-grossense já podem contar com o Fundo de Crédito Pró-renda Rural de Mato Grosso. Ele foi criado para dar suporte financeiro a atividades de agricultura familiar e pesca artesanal desenvolvidas por aquelas comunidades.

Os recursos necessários para implementação do fundo serão alocados no projeto Bid-Pantanal, provenientes do contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), e complementado pelo Tesouro Estadual.

“A necessidade desse fundo surgiu a partir da aprovação do programa de Agricultura Familiar e Pesca Artesanal para nosso estado. Ele é o mecanismo de viabilização das atividades desenvolvidas nas comunidades ribeirinhas e rurais, como instrumento de geração de emprego e renda”, observou o deputado Wilson Teixeira (Dentinho), autor da lei.

O Fundo de Crédito Pró-renda ficará subordinado às Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Promoção Social (Prosol), e será gerido pelo Bid de acordo com o programa estabelecido pelo Bid-Pantanal firmado em março de 1997.

Segundo Dentinho, com a criação do fundo, o governo vai fixar os termos de habilitação, encargos financeiros, carências e prazos de financiamentos quando houver em casos de inadimplência. Os recursos destinados ao fundo serão movimentados em conta específica, aberta no banco que for indicado.

---------------------------------------- (Adriane Rangel/Fernando Leal)
Em 06/09/2001


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com