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Sexta-feira, 5 de abril de 2024 11h54


CIDADANIA

Posto do TRE na ALMT oferece serviços ao cidadão

Emissão de título e regularização cadastral são alguns dos serviços disponíveis.

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Para facilitar o acesso aos serviços do cartório eleitoral, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso deu início aos atendimentos no posto avançado do Tribunal Regional eleitoral (TRE). A unidade é uma parceira entre os dois órgãos e está instalado no auditório Milton Figueiredo.  O atendimento é realizado por ordem de chegada, das 8h às 14h, sendo que o prazo limite para a população regularizar pendências, ou mesmo fazer o seu primeiro título eleitoral, é o dia 08 de maio. 

Para garantir a participação nas eleições de outubro, o técnico de pintura automotiva Joilson Cardoso de Amorim foi um dos primeiros eleitores a dispor dos serviços oferecidos no posto. Ele veio regularizar o título. “Eu vim fazer a biometria que estava pendente no meu cadastro e foi o lugar mais fácil para eu ir”, afirmou o técnico. “Foi tudo muito rápido, fácil e agora estou pronto para votar. Resolvi tudo em poucos minutos e sem precisar ir longe de casa”, falou com orgulho.

Dentre os serviços ofertados estão o alistamento (primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, regularização do título cancelado, biometria, entre outras operações. “A expectativa é ofertar mais um espaço para os eleitores atualizarem ou regularizarem suas pendências junto à Justiça Federal”, afirmou Jhomara Cruz, servidora do TRE que coordena o posto de atendimento. 

“Muitas pessoas já vêm até a assembleia para serviços de documentação e tem mais essa facilidade”, destacou. O atendimento, segundo ela, é rápido principalmente para os cidadãos que já têm biometria ou já estão com o cadastro atualizado. “Quanto antes a população busca atendimento, o processo é rápido. Os últimos dias costumam gerar um tempo de espera maior por conta da procura que aumenta no final do prazo”, ressaltou a coordenadora.

“Para acesso aos serviços é preciso que o cidadão venha munido de documentos pessoais”, explica o servidor da ALMT, Samerson Thiago Paes, um dos profissionais cedidos para trabalharem no atendimento durante o funcionamento do posto. O servidor detalha que os documentos precisam ser os originais e para identificação são aceitos RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, entre outros definidos em lei. Também é preciso trazer um comprovante de endereço. No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento), é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

De acordo com os dados do TRE-MT, atualmente, Mato Grosso conta com 201 mil títulos cancelados, a sua maioria por ausência às urnas, ou sem coleta de dados biométricos. 


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