Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 29 de abril de 2020 12h00


SAÚDE

Após denúncias de irregularidades, Ulysses Moraes realiza fiscalização no Pronto Socorro de Cuiabá

Em uma das salas de repouso dos médicos e outros profissionais da saúde foi flagrado goteiras e falta de chuveiro

Fernanda Trindade / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: Fernanda Elisa Trindade / Assessoria de Gabinete

Após inúmeras denúncias dos profissionais da saúde sobre a falta de equipamentos e estrutura no antigo Pronto Socorro de Cuiabá, o deputado Ulysses Moraes realizou, na última sexta-feira (24), uma fiscalização no hospital. O parlamentar verificou a falta de aparelhos essenciais e ainda a falta de colchões, ar-condicionado e até mesmo chuveiro nos ambientes de repouso dos médicos e enfermeiros que estão de plantão.

“Percorremos as Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e salas de repouso dos médicos e enfermeiros das UTIs 3 e 4 e vimos uma estrutura totalmente precária com colchões rasgados, falta chuveiro, muitas janelas quebradas, os quartos sem nenhum tipo de ventilação, além de tudo isso goteiras e várias paredes mofadas. A situação está preocupante e atestamos também que está faltando muito equipamento técnico para o combate ao coronavírus”, disse Moraes. 

Uma das denúncias recebidas foi em relação aos equipamentos essenciais para o tratamento da Covid-19. O aspirador a vácuo, por exemplo, é um dos principais aparelhos necessários, mas na unidade de saúde existem apenas quatro portáteis, sendo um para cada UTI.  E vale destacar que o mínimo necessário são dois por UTI.

Outro problema no local é a utilização da sonda simples, isso porque os pacientes com coronavírus estavam ficando expostos ao ar do ambiente. De acordo com o diretor do PS, o equipamento adequado seria o circuito de aspiração traqueal fechado. Foi pedido dois mil circuitos para todas as unidades de saúde do município, contudo no Pronto Socorro existem apenas oito disponíveis.  

“Esse é o momento de nos sensibilizarmos, pararmos de briguinhas um com outro e fazermos o certo. Faço um apelo ao governador, prefeito de Cuiabá e empresários da iniciativa privada que queiram ajudar, vamos nos unir. Acredito que essas reformas estruturais não sejam tão caras, precisamos unir as forças para ajudar aqueles que estão à frente desse combate”, afirmou o parlamentar.

Até o momento, 20 pessoas com suspeitas de coronavírus foram atendidas no PS e do total, atualmente três estão confirmadas com a doença e isoladas na UTI. No hospital existem 39 leitos, sendo que nas UTIs 1 e 2 estão os três confirmados e nas UTIs 3 e 4 os suspeitos. Em todo o estado de Mato Grosso já são 256 casos confirmados e dez óbitos por coronavírus. Destes dados, 126 casos estão em Cuiabá. 

“As denúncias que foram feitas pelos profissionais da saúde do antigo Pronto Socorro mostravam muita preocupação, por isso, fui realizar essa fiscalização. E lá está um caos para os profissionais. Estamos falando de um vírus que está mantando muita gente no mundo inteiro, por isso, precisamos garantir a segurança de saúde também aos nossos profissionais que estão na linha de frente deste combate”, finalizou o deputado.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes