Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 25 de março de 2022 10h40


TECNOLOGIA

Indicações sugerem que munícipios se preparem para viabilizar a chegada da tecnologia 5G

As Indicações, apresentadas pelo deputado Ulysses Moraes, mostram a necessidade das cidades se preparem em estrutura técnica e legislativa.

Fernanda Trindade / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Foto: PRISCILA MENDES

O deputado Ulysses Moraes (União) enviou indicações a 24 municípios de Mato Grosso sobre a necessidade de proceder com a preparação de estrutura técnica e legislativa para viabilizar a chegada da tecnologia 5G. O parlamentar afirma que esse avanço na tecnologia é importante tanto na facilitação da vida, quanto no desenvolvimento da sociedade nos seus mais variados aspectos.

“A facilitação das tarefas diárias por meio do progresso tecnológico otimizou os trabalhos, dinamizou processos, acelerou a produção, gerou empregos, aqueceu o mercado e promoveu o desenvolvimento econômico. Infelizmente, até o momento, nenhuma cidade de Mato Grosso está apta para a instalação da ferramenta, uma vez que é notável a ausência de uma legislação que verse compativelmente sobre o 5G, bem como são faltosos os equipamentos capazes de suportar essa tecnologia – notadamente as antenas. Por isso, fizemos essa indicação, para que os municípios já preparem legislação e infraestrutura”, disse Moraes.

Em 2021, o Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), promoveu o leilão das faixas de 5G para todas as regiões do Brasil, inclusive para Mato Grosso. O contrato de venda das faixas de 5G formalizado entre a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e as empresas de telefonia prevê a cobertura dessa malha tecnológica em todas as cidades do país com mais de 30 mil habitantes, até 2028. 

Essa proposição faz parte de um projeto de ampliação da nova rede de dados para toda a população brasileira.  “Nesse sentido, o avanço tecnológico, por meio do aumento da velocidade de dados, pode se tornar uma realidade para os municípios de todo Estado”, afirmou o parlamentar.

Nessa lógica, para que seja viável a implementação e o usufruto das vantagens da tecnologia 5G nas 24 cidades, onde foi direcionada as indicações, é necessária uma adequação em dois principais pontos: legislação e infraestrutura. 

“Esperamos que os municípios consigam se organizar para atender essas indicações que serão um avanço na tecnologia do nosso estado e vai permitir muito mais facilidades. Andamos em muitos municípios de Mato Grosso e em alguns lugares vemos o quão a falta de internet se torna um problema para o dia-a-dia dos moradores. Então já estamos nos antecipando e enviando essas indicações como forma de ajuda”, pontuou o deputado. 

Municípios - As indicações foram destinadas a Tangará da Serra, Cáceres, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Pontes E Lacerda, Juara, Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Campo Novo do Parecis, Colniza, Juína, Campo Verde, Confresa, Poconé, Colíder, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes