Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 29 de junho de 2021 11h07


DESENVOLVIMENTO

Deputado pede estudo para criação de Região Metropolitana de Rondonópolis

Requerimento ao governo tem objetivo de desenvolver região com 16 municípios

CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA / Gabinete do Deputado Gilberto Cattani



Foto: Marcos Lopes

Assim como solicitou na semana passada em relação ao desenvolvimento dos municípios do Norte do Estado, o deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) apresentou na manhã desta terça-feira (29), um requerimento solicitando ao governador Mauro Mendes (DEM), uma análise para implementação da Região Metropolitana de Rondonópolis, com o objetivo de fortalecer a economia e o social na Região Sul de Mato Grosso. 

A proposta pede pela realização de estudos técnicos pelo governo do estado, com o objetivo de que seja implantada a Região Metropolitana de Rondonópolis, constituída pelos municípios de: Primavera do Leste, Campo Verde, Jaciara, Alto Araguaia, Pedra Preta, Poxoréu, Guiratinga, Itiquira, Jucimeira, Alto Garças, Alto Taquari, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, São José do Povo e Tesouro.

A ideia principal é trazer o desenvolvimento econômico e social da região metropolitana, a partilha equilibrada dos benefícios dos municípios, a definição de políticas compensatórias dos efeitos de sua polarização e o estabelecimento de planejamento de médio e longo prazo de crescimento. 

“É muito importante que essas regiões metropolitanas sejam feitas pelo governo do estado, para que esses municípios recebam de fato, recursos oriundos do governo federal, que possam vir atendê-los da melhor maneira”, disse o deputado na tribuna.

No Brasil é muito comum que determinados municípios limítrofes criem regiões metropolitanas para adotar determinadas políticas públicas em conjunto, facilitando ou viabilizando a implementação destas políticas através de um planejamento compartilhado.

O propósito principal é o desenvolvimento econômico e social da região metropolitana, a partilha equilibrada dos seus benefícios, a definição de políticas compensatórias dos efeitos de sua polarização e o estabelecimento de planejamento de médio e longo prazo de seu crescimento.

Desta maneira, tal solicitação prende-se ao fato que com a implantação da Região Metropolitana de Sinop, as ações de planejamento e ordenamento do território, a execução de ações conjuntas entre legisladores municipais, poderão contribuir para questões de saúde (vacinação, epidemias), educação (demanda por alunos/séries), transporte (integração, mobilidade), econômicas (arrecadação de impostos, geração de renda) e violência urbana (índices de criminalidade), poderão ainda contribuir sobremaneira para à instalação de grandes equipamentos urbanos (shoppings, centros comerciais, grandes lojas ou redes).

A partir dessa ação governamental, estima-se um incremento nas principais demandas de público-alvo ou perfil de renda e consumo, bem como as potencialidades de lucro que uma região metropolitana pode oferecer a toda a sociedade e principalmente aos municípios que a compõem.


Gabinete do Deputado Gilberto Cattani