Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Gilberto Cattani

  • Nome civil: Gilberto Moacir Cattani
  • Nome parlamentar: Gilberto Cattani
  • Filiação partidária: PL
  • Votação: 44705

Perfil

Morador do assentamento Pontal do Marape, localizado na zona rural de Nova Mutum, há mais de duas décadas, o pequeno produtor de leite Gilberto Cattani deu seus primeiros passos na política utilizando a internet, com poucos recursos e de forma espontânea, com vídeos opinativos em suas redes sociais.

Discípulo do filósofo Olavo de Carvalho e fiel seguidor do ex-presidente da República Jair...

Morador do assentamento Pontal do Marape, localizado na zona rural de Nova Mutum, há mais de duas décadas, o pequeno produtor de leite Gilberto Cattani deu seus primeiros passos na política utilizando a internet, com poucos recursos e de forma espontânea, com vídeos opinativos em suas redes sociais.

Discípulo do filósofo Olavo de Carvalho e fiel seguidor do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, Cattani, que hoje tem 50 anos de idade, é casado e pai de três filhos, disputou sua primeira eleição para deputado estadual por Mato Grosso em 2018 e com 11.629 votos ficou na primeira suplência.

Em 2021, em decorrência da morte do deputado Silvio Favero, Cattani assumiu uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa e em um ano e sete meses de trabalho, sempre em defesa dos produtores rurais, dos assentados da reforma agrária e de pautas conservadoras como Deus, patria, família e liberdade, o parlamentar bolsonarista ganhou enorme destaque e foi reeleito em outubro de 2022 com 44.705 votos, quase quatro vezes a mais de sua primeira disputa de eleição.

Profundo conhecedor da questão fundiária do Brasil por viver toda sua vida em assentamentos, Cattani publicou em 2020 o livro “A Socialização da Reforma Agrária e a Distribuição da Miséria”, que expõe o contraponto do modelo antigo de reforma agrária responsável por desenvolver regiões inteiras, usado durante o período militar e pelo Governo de Jair Bolsonaro, com a entrega de títulos de propriedades e o sistema aplicado desde a chamada 'redemocratização', quando a reforma agrária passou por um processo de socialização, ou seja, a transformação para o regime socialista implantado por três décadas pelos governos de esquerda, sem a entrega de títulos.

Ainda sobre o tema reforma agrária, Cattani ministrou, em 2021, palestras no Paraná, Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, nas três edições do congresso conservador Brasil Profundo e no CPAC, maior evento conservador do país, realizado em 2022 no interior de São Paulo.

Produção legislativa

Quantidade Quant
Produção Legislativa Prod. Legislativa
Porcentagem
2
Moção de louvor
2
Proposta de emenda à Constituição
3
Projeto de decreto legislativo
9
Moção de congratulação
11
Moção de solidariedade
12
Projeto de lei complementar
31
Moção de repúdio
53
Moção de pesar
82
Projeto de resolução
162
Requerimento
164
Projeto de lei
404
Moção de aplausos
609
Indicação
Total de proposições em tramitação: 1544
Comissões parlamentares: 8

Notícias

Galeria de imagens

Leis

Lei Ordinária - 13096/2025
Declara de utilidade pública a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Toca da Onça (APRUTOCA), de Juara.
Lei Ordinária - 13092/2025
Declara de utilidade pública o Instituto Stimulus, de Nova Mutum.
Resolução - 10717/2025
Concede a Comenda Marechal Cândido Rondon ao Senhor Tales Sales.
Resolução - 10716/2025
Concede o Título de Cidadã Mato-grossense à Senhora Caroline De Toni.
Resolução - 10586/2025
Concede a Comenda Desbravador Migrante Norberto Schwantes à Senhora Mirtes Eni Leitzke Grotta.
Resolução - 10583/2025
Concede a Comenda Dante de Oliveira à Senhora Selma Rosane Santos Arruda.
Lei Ordinária - 13072/2025
Altera a Lei nº 11.396, de 27 de maio de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício informarem a substituição de queijo e/ou outros lácteos por produtos análogos no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.
Resolução - 10582/2025
Concede o Título de Cidadã Mato-grossense à Senhora Beatriz Kicis Torrents De Sordi.
Resolução - 10581/2025
Concede o Título de Cidadão Mato-grossense ao Senhor Flávio Luiz Pezzini.
Resolução - 10580/2025
Concede o Título de Cidadã Mato-grossense à Senhora Liana Mendonça Librelotto.