Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 1 de novembro de 2023 15h27


OUTUBRO ROSA

ALMT e HMC realizam exames preventivos de câncer do colo do útero em servidoras

Para encerrar a campanha Outubro Rosa, equipe Qualivida da ALMT atendeu 50 servidoras de todos os setores do HMC

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Médico Eduardo Andraus Filho - diretor-técnico do Hospital Municipal de Cuiabá

Foto: Vanderson Ferraz / Assessoria de Gabinete

Ivana Mara Mattos Melo - superintendente do QualiVida

Foto: Vanderson Ferraz / Assessoria de Gabinete

A campanha Outubro Rosa, realizada pelo Programa Saúde e Qualidade de Vida – Qualivida, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso - ALMT, foi encerrada com 50 atendimentos de exames preventivos de colo de útero para as servidoras do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, nesta terça-feira (31). Oportunidade em que também foram doados pacotes de fraldas para pacientes da UTI e enfermaria pediátrica.

Ação é fruto da parceria da Casa de Leis, com apoio da Mesa Diretora, sob o comando do deputado Eduardo Botelho, presidente da ALMT. O Outubro Rosa é uma campanha que chama a atenção da população à importância do exame preventivo, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta, significativamente, as chances de cura. No rastreio do câncer de colo uterino, por exemplo, é possível detectar Papilomavírus Humano - HPV, causador da doença.  

O médico Eduardo Andraus Filho, diretor técnico do HMC, destacou a parceria com a ALMT, que proporcionou o dia especial às funcionárias da unidade hospitalar. Agradeceu o compartilhamento de recursos humanos, estruturais e de insumos, para que as servidoras do Qualivida fizessem os atendimentos.  

“Uma iniciativa maravilhosa. O diagnóstico precoce possibilita o melhor tratamento, com maiores chances de cura. Nossas servidoras são o foco principal nessa iniciativa. É uma maneira de retribuir a atenção especial que dedicam, diariamente, ao trabalho que realizam nas nossas instituições”, afirmou o diretor.  

Uma das servidoras atendidas foi a Juliana Bonfim, enfermeira da UTI Pediátrica. “Achei muito bacana essa ideia de trazer esse acolhimento para nós funcionárias do hospital. Pois, muitas vezes, não temos tempo para marcar uma consulta com ginecologista para fazer esse tipo de exame. Então, trazer essa ideia para nós mulheres profissionais da área de saúde; fazer a coleta e tirar dúvidas foi muito bom. Estou agradecida com esse projeto aqui no hospital”, declarou.  

A atuação do Qualivida tem sido incisiva no acolhimento à população. Durante a pandemia do coronavírus, realizou milhares de atendimentos, inclusive, nos postos de vacinação instalados para combater a Covid-19. E, segundo, a superintendente do QualiVida, Ivana Mara Mattos Melo, o trabalho seguirá firme também na campanha Novembro Azul, que inicia hoje e visa incentivar os homens a buscarem cuidado e atendimento especializado no combate ao câncer de próstata.

“Não poderíamos finalizar melhor o Outubro Rosa, após uma campanha maravilhosa na Assembleia, atendendo mais de 50 servidoras. Agora, encerramos dentro do HMC e nada melhor do que fazer com os servidores que atendem a população, pois estamos cuidando de quem cuida o ano inteiro da gente. Então, é um prazer imenso essa parceria do Qualivida, da Assembleia Legislativa junto com o HMC, ofertando exames de colo de útero para as servidoras, tanto da limpeza quanto da enfermagem, técnicos de enfermagem e de todos os setores do hospital”, comemorou a superintendente.

Outubro Rosa - O projeto contou com o trabalho das enfermeiras Suen Baron Figueiredo, Sineila Figueiredo, Laiane Leila Reis Rachid Jaudy. Além de profissionais do setor de Recursos Humanos e da psicóloga Adrielly Viegas, que atua na Segurança do Trabalho e Humanização do HMC.  


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760