Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 31 de março de 2017 08h11


CUIABÁ 300 ANOS

Assembleia fará audiências públicas em polos de Cuiabá

Eventos reunirão a sociedade para discutir uma cidade melhor para todos nos próximos anos

LAÍS COSTA MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Presidente Botelho participa de audiência pública para debater Cuiabá 300 anos (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deu início a mais um projeto em prol da aproximação com a comunidade. Na noite desta quinta-feira (30), foi realizada, na sede da União Coxipoense de Associação de Moradores (Ucam), uma audiência pública em comemoração aos 300 anos de Cuiabá. A iniciativa da Presidência da ALMT, por meio do deputado Eduardo Botelho (PSB), visa aproximar a população cuiabana para conhecer de perto a realidade dos bairros da capital.

Esta foi a primeira das audiências programadas para visitar os principais polos de Cuiabá e reuniu representantes dos bairros da região sul, que reúne pelo menos 100 mil moradores. O presidente do bairro Parque Ohara, Antônio Felisbino dos Santos, 62, afirmou que esta foi a primeira vez que viu a Casa de Leis mato-grossense tão perto da população e aprovou a iniciativa.

“É uma ideia muito interessante porque traz o poder público para dentro da comunidade, para conhecer os problemas da região, ver o que pode ser mudado e assim trabalhar para viabilizar as benfeitorias. Não sabemos se tudo poderá ser atendido, mas só de vir até já aproxima de uma solução”, afirma Antônio Felisbino, que por onde vai carrega uma pasta com os projetos que ainda estão no papel.

Projetos e problemas não faltam nos bairros do Coxipó. Rodrigo Estevão, 43, é vigilante e mora no Nova Esperança. Para ele, a primeira ação para melhorar as condições de sua comunidade seria a regularização fundiária. “Quando nosso bairro for reconhecido, passaremos a contribuir com os impostos e poderemos cobrar infraestrutura básica, como asfalto, rede de esgoto, creches. Mas sem os títulos não temos acesso aos serviços”.

Para Carmem de Fátima Dias, 59, agente comunitária de saúde, os problemas de esgoto são velhos conhecidos. Ela é moradora do Residencial Coxipó, mas trabalha no bairro Getúlio Vargas, uma área derivada da ocupação e que até hoje sofre com falta de estrutura básica. “Algumas coisas já avançaram, mas precisamos de asfalto, saneamento, um centro comunitário. Hoje temos grupos de idosos, de artesãos, mas falta um local para reunir os integrantes. Acredito que com os deputados vendo nossa situação as coisas podem melhorar”.

E esta é a intenção do deputado Eduardo Botelho, presidente de Assembleia Legislativa. A partir da vivência junto com a população, a Assembleia vai passar a discutir uma cidade melhor. “Damos início hoje à discussão da Cuiabá que queremos em seus 300 anos, uma cidade dos sonhos. Vamos ver as demandas, ver como as políticas públicas são executadas e ouvir das entidades representativas e das pessoas o que é preciso para dar mais qualidade de vida à população”.

Para o veterano em liderança comunitária, João Rodrigues, 72, que representa o bairro Altos do Coxipó, a iniciativa é “boa demais”. “Estão chegando mais perto da gente e só esperamos que venham melhorias daqui pra frente”, resumiu o aposentado que atualmente é vice-presidente do bairro e já foi presidente ‘algumas vezes’.

Durante a audiência pública, os presidentes de bairros e principais lideranças foram homenageadas com uma moção de aplausos, como forma de reconhecimento pelos trabalhos dedicados às comunidades.

Estiveram presentes na cerimônia, os vereadores de Cuiabá, Marcos Veloso, Marcrean Santos, Felipe Wellaton, Dr. Xavier, Orivaldo da Farmácia. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi representado por Vicente Vuolo e o secretário-adjunto da Casa Civil, Carlos Brito, representou o governo do estado.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens