Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024 18h48


EMPREENDEDORISMO

Botelho debate linhas de crédito à agricultura familiar com a superintendente da Sudeco

Deputado considera importante a abertura de créditos, que contribuem com a geração de emprego e renda

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Defensor de ações que fomentam a agricultura familiar, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, debateu sobre a importância de linhas de crédito para os pequenos produtores rurais, durante reunião com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), nesta segunda-feira (5), na presidência da Casa de Leis.

Botelho recebeu a comitiva da Sudeco, liderada pela superintendente Rose Modesto. O deputado considera importante a abertura de créditos, que contribuem com a geração de emprego e renda.

“Essa visita é muito importante para aprovar projetos que vão ajudar Mato Grosso. Estamos buscando investimentos na área dos pequenos produtores da agricultura familiar.  Precisamos investir na viabilização dos pequenos agricultores que precisam de apoio. Por exemplo, os pescadores que dependem de investimentos na piscicultura, também os da suinocultura e outras atividades. E a Sudeco tem uma linha de crédito para isso, que é o que queremos trabalhar com eles”, afirmou Botelho.

Rose Modesto explicou que visitam novamente Mato Grosso para conhecer algumas propostas com foco na geração de emprego e renda.  Depois de visitar uma usina de biodiesel em Várzea Grande e a ALMT, a caravana segue para conhecer outro empreendimento no município de Colíder.

“Também aproveitamos para visitar o presidente Botelho e anunciar uma nova linha de crédito ode R$ 1 bilhão para o Centro-Oeste. Passamos com a caravana aqui recentemente e o objetivo era divulgar que o FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste] está à disposição do pequeno e médio empresário, porém são os que mais dificuldades têm de acesso a esse dinheiro por falta, às vezes, de ter a garantia real que o banco exige. Então, hoje, o governo federal lança essa linha de crédito e junto com ela um fundo garantidor para facilitar que esses recursos cheguem aos que mais geram empregos no Centro-Oeste, pois 70% dos empregos nessa região saem das pequenas e médias empresas”, explicou a superintendente.

Em 2023, a ALMT foi palco da primeira fase do projeto itinerante da Sudeco, que percorreu as capitais dos Estados do Centro-Oeste para facilitar o acesso de empresas, produtores rurais, agricultores familiares e microempreendedores individuais às linhas de crédito da autarquia, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

A equipe da Sudeco volta para Mato Grosso em abril com objetivo de fazer as operações de crédito. “Estamos indo para Colíder onde também existe uma demanda para investir parte dos nossos recursos constitucionais. Vamos conhecer uma proposta de um grupo de empresários para gerar mais 200 novos empregos na região”, finalizou Rose Modesto.

Também participaram da reunião, a vereadora por Amambai (MS), Janete Córdoba e o assessor parlamentar Ricardo Adriane.


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760