Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024 17h10


DOCUMENTÁRIO

Botelho destaca legado de Dante de Oliveira no lançamento do filme “A primavera de Dante”

Com presença da cuiabania, presidente da ALMT homenageia personalidades nacionais com Comenda Dante de Oliveira

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Presidende Nacional do PSDB, Marconi Perillo recebeu Comenda Dante de Oliveira

Foto: Helder Faria

Aos 102 anos de idade, a mãe de Dante Martins de Oliveira, Maria Martins de Oliveira, participou do lançamento do filme: A Primavera de Dante, documentário produzido pela Primigenia e Terra do Sol Filmes, na terça-feira (6), no Teatro Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), de iniciativa do deputado Carlos Avallone.  

Na abertura, o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, destacou a importância do filho ilustre de Mato Grosso, que mudou os rumos do Brasil, com a emenda constitucional conhecida como Diretas Já.

Botelho conheceu Dante de Oliveira no início da carreira, nos movimentos estudantis, ainda quando estava na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, e Dante voltava do Rio de Janeiro.  

“A grande luta de Dante era a defesa da democracia. Lembro que fizemos a primeira greve da UFMT e Dante estava lá movimento. Depois foi eleito governador e eu fui para o interior de Mato Grosso, por isso, distanciamos. Mas, acompanhei o sucesso dele como governador, as mudanças feitas no Estado, deixando Mato Grosso mais dinâmico e eficaz. E a Assembleia continua o legado de Dante: Defendendo a democracia e os interesses da população”, relembrou Botelho.

No discurso, Botelho citou o poeta cuiabano Manoel de Barros: “Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas - é de poesia que estão falando”. Quero que entendam, que quando falamos de Dante de Oliveira, falamos do amor a democracia, do amor ao diálogo e ao entendimento”.

Também com trajetória política, Telma de Oliveira foi casada com Dante durante 27 anos. A viúva disse que todo o legado deve ser compartilhado. “A recomposição da história dele [Dante de Oliveira] vai ser muito importante, especialmente, para os jovens que não conhecem Dante. É um misto de alegria, de tristeza, porque há 17 anos ele se foi, e mesmo assim, a gente continua sentindo saudade”, afirmou, emocionada.

Comenda Dante de Oliveira para a deputada federal Lídice da Mata

Foto: Helder Faria

 

Primeiro episódio

 

A exibição do primeiro episódio de quase 40 minutos, agradou muito o público. Com cenas marcantes que retratam a trajetória da vida de Dante, desde a infância até a vida adulta, o documentário apresenta o percurso acadêmico, político e participação dele em movimentos sociais.  

 

Divulgação na TV aberta

 

A expectativa é que todo documentário esteja disponível na TV aberta num prazo de dois meses, ou seja, em abril. “É que após o lançamento, o filme será inscrito em festivais, e para isso, precisa ser inédito”, explicou o produtor-executivo do conteúdo original, José Paulo Traven.

 

Instituto Dante de Oliveira  

 

Sobrinho de Dante, Leonardo Oliveira, preside o Instituto Dante de Oliveira. Ele explicou que desde a fundação, há 15 anos, o acervo sobre o tio conta com mais de mil fitas com imagens de Dante; Mais de 40 mil fotos e camisetas dos movimentos das Diretas Já. Além de condecorações, óculos, entre outros itens. As imagens serão digitalizadas e expostas à população.  

“Dante foi muito família. Um cuiabano que estudou em escola pública e mudou a história do país. Então, parabenizamos o deputado Avallone pela trilogia, que vai mostrar quem foi Dante de Oliveira para todos os públicos. Autor das Diretas Já e grande governador de MT e prefeito de Cuiabá. O Instituto Dante de Oliveira estará sempre divulgando a história de Dante”, disse Leonardo Oliveira.

 

Comenda Dante de Oliveira

 

Botelho e Avallone homenagearam personalidades com a Comenda Dante de Oliveira, em reconhecimento à atuação em defesa da democracia e da cidadania.

Autor do livro Diretas Já, Domingos Leonelli, foi homenageado com Comenda Dante de Oliveira

Foto: Helder Faria

Receberam a honraria: o presidente Nacional do PSDB, ex-governador de Goiás e ex-senador da República, Marconi Perillo; a deputada federal, Lídice da Mata (PSB/BA); e o secretário Nacional de Formação Política do PSB, Domingos Leonelli, que junto com Dante, é autor do livro “Diretas Já - 15 meses que abalaram a ditadura”.

 

 

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760