Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 26 de março de 2024 16h37


MOÇÃO DE APLAUSOS

Botelho enaltece empoderamento feminino e homenageia mulheres de negócios da BPW Cuiabá

Mulheres empreendedoras da BPW também realizam vários projetos sociais, entre eles, doação de sangue e o Chita & Fuxico

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

Cento e quinze mulheres de negócios, que fazem parte da Business Professional Women – BPW, receberam Moção de Aplausos, em sessão especial no Mês da Mulher, realizada na segunda-feira (25), pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. A honraria reflete o reconhecimento da importância do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

A BPW Cuiabá tem como objetivo orientar e coordenar o desenvolvimento das mulheres de negócios e profissionais junto ao poder público e ao mercado. Também faz parte da Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas, em atividade na ALMT.

Os avanços no mercado de trabalho, a realização cada vez maior nas artes, na ciência e em várias áreas do conhecimento foram itens destacados por Eduardo Botelho. Ele enalteceu o empoderamento feminino. “Mulheres empreendedoras não buscam apenas o sucesso nos negócios, mas também inspiram mudanças, quebram barreiras e redefinem o significado de liderança”, afirmou o deputado.  

O trabalho na Casa de Leis também foi elencado por Botelho.  “Temos nos esforçado para garantir os direitos da mulher e ajudar, principalmente, no combate à violência doméstica em Mato Grosso. Sou autor de leis que garantem melhores condições às mulheres. Uma delas é a Lei 10.580/2017 que institui a Política Estadual de Qualificação Técnica e Profissional às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar em Mato Grosso”, disse o presidente da ALMT.

Ao lembrar a sua trajetória, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Helena Maria Bezerra Ramos, relatou os direitos conquistados pela mulher, como o de estudar, do divórcio, do voto. E reforçou de que a mulher pode ser o que ela quiser.  

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

“Os direitos são milenares, mas o direito de a mulher se divorciar é de 1977 pra cá, não tem 50 anos, é um direito novo. É uma mudança de comportamento do ser humano. Se no início do século 20, podíamos estudar somente o primário e ser professora primária, depois conquistamos ser professora do 2º Grau, depois nos anos 30 de votar. Hoje, sabemos que a mulher tem capacidade de tudo e pode ser o que ela quiser!”, destacou a desembargadora, que representou a presidente do TJMT, Clarice Claudino.

A presidente da BPW Cuiabá, Rúbia Ranzini Tesch de Oliveira, agradeceu o reconhecimento e disse sobre as ações desenvolvidas pela associação. Uma delas, que se tornou referência, incentiva a doação de sangue. “É uma honra para a BPW receber essa homenagem. Temos vários projetos relevantes à sociedade. Hoje somos 47% de mulheres doadoras de sangue, antes éramos 3%. Por isso, é importante o trabalho da BPW de conscientizar as mulheres e quebrar muitos mitos”, comemorou a presidente, ao citar também o projeto de Cerimônia das Velas.

Avanços registrados

No discurso, Botelho disse que a cerimônia representa a expressão de uma das maiores conquistas da democracia, com a incorporação da mulher na vida política das nações. Também destacou o trabalho desenvolvido pela Assembleia Social, que tem como presidente de honra, a primeira-dama da ALMT. Sonia Meira. Setor que promove serviços à comunidade, em especial a mulheres, crianças e idosos.  

A fundadora da BPW Cuiabá, Suely Batista destacou sobre os projetos de responsabilidade social. “Esse olhar do poder público é sempre atento e o olhar do deputado Botelho também é atento porque ele sabe que a BPW tem braços no Brasil e nos cinco continentes. Então, ao homenagear a BPW, homenageia de forma forte todas as mulheres que contribuem com a nossa sociedade”, concluiu.  

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760