Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 20 de março de 2015 13h47


COMUNIDADE

Cinturão verde pede liberação de emendas e atenção aos pequenos produtores

A retomada da obra de um abatedouro de frango caipira com frigorífico, em área de aproximadamente 90 metros, está entre as demandas

CLÁUDIA CAMPELLO / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Botelho em Reunião com representantes da comunidade rural do “Cinturão verde” (Foto: Clenon Borges/Assessoria de Gabinete)

Um grupo formado por representantes da comunidade rural “Cinturão verde”, localizada na região do Coxipó, em Cuiabá, esteve com o deputado estadual, Eduardo Botelho (PSB), para pedir cooperação para viabilizar demandas de interesse da comunidade.

A retomada da obra de um abatedouro de frango caipira com frigorífico, em área de aproximadamente 90 metros, está entre as demandas. Há cerca de três anos as obras estão inacabadas e paradas, conta o representante da comunidade, Joaquim Oliveira.  

“Essa obra só teve inicio graças a uma emenda do ex-senador, Jaime Campos, no valor de R$ 418 mil, sendo 200 mil destinados para o frigorífico. Porém a área pertence ao Estado e precisamos que seja feita a doação do espaço para os pequenos produtores. Viemos em busca dessa intervenção para acelerar o processo que vai beneficiar muitas famílias do local e confiamos no empenho do deputado.”

Benedito Abílio de Farias, representante da cooperativa dos trabalhadores rurais (Coopersit), informa que a emenda federal encaminhada no início de 2014 para o Executivo de Cuiabá  gerenciar junto a Cooperativa, está concluída em 70% e precisa ser totalizada para dar animo aos produtores que vivem hoje em situação precária. “O Cinturão Verde tem condições de abastecer a grande Cuiabá e parte da Baixada Cuiabana, fortalecendo a economia local.

Outra demanda apresentada pelos membros do Cinturão Verde é a da regularização fundiária. Cerca de 70% das famílias da comunidade aguardam o título de posse do  Instituto de terra de Mato Grosso (Intermat)

Para o deputado Botelho, esta na hora do Governo fortalecer a agricultura familiar, destinando recursos expressivos para atender as necessidades dos pequenos produtores. “Tanto na questão de regularização fundiária, quanto em benefícios que possam incrementar a produção dessas famílias trabalhadoras. O governo tem que olhar com mais carinho e critérios para as ações direcionadas ao setor.”

As demandas serão encaminhadas ao secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Suelme Evangelista e à presidente do Intermat, Luciane Bezerra. O parlamentar irá acompanhar tudo de perto. 

Fizeram parte da reunião os representantes e produtores Maria Oliveira Curado, Clair Bento, Silvia Marlene, Joaquim Oliveira, Adão Alves, Ocimar Baia, Paulo Mascarenhas, Benedito Abilio, Glaucia Helena, Francisco Alves de Araujo e José Feitosa.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens