Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024 15h06


EDUCAÇÃO

Com indicação de Botelho, comunidades ganham nova Escola Salim Felício

Deputado recorreu ao governo e escola foi construída no bairro Real Parque, com 16 salas de aulas, laboratório, biblioteca e quadra coberta. Antes, funcionava num prédio alugado no Parque Cuiabá

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

As comunidades da região do Coxipó já contam com uma escola modelo para atender alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Numa iniciativa do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, o governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (09), a nova Escola Estadual Salim Felício, construída no bairro Real Parque.

Com investimentos de R$ 8,2 milhões, o núcleo possui 16 salas de aulas, sala de professores, quadra poliesportiva coberta, laboratório de ciências e refeitório. E representa alívio para os moradores que, antes, contavam com essa escola num prédio alugado, sem estrutura adequada para os estudantes, no bairro Parque Cuiabá.

Uma luta antiga, encampada por Botelho, que junto com o ex-deputado Carlos Brito, percorreu a antiga escola e o terreno; conversou com moradores e aprovou sua Indicação número 3387/2022, em Plenário, mostrando ao governo a necessidade de atender a população com uma escola modelo.  

“O deputado Botelho nos ajudou nessa demanda, na época visitamos o terreno da escola e mostrei a ele toda demanda do bairro e região. Assim, o deputado foi até a Secretaria de Educação para consolidar essa escola aqui no Real Parque. Hoje, temos outra realidade, uma escola totalmente nova, capaz de suprir as necessidades dos moradores do Real Parque e bairros vizinhos como Parque Cuiabá, Atalaia, Nossa Senhora Aparecida. Estamos muito felizes com o deputado Botelho pelo empenho de ajudar a nossa comunidade”, relatou o presidente do bairro Real Parque, Cidney Torres.  

Botelho disse que a luta foi intensa em parceria com as lideranças da região, que pediram seu intermédio junto ao governo. “É uma satisfação ver o nosso trabalho, junto com os líderes comunitários, com o deputado Carlos Brito, dando bons frutos. Começamos uma luta para construir essa escola, que está sendo entregue com qualidade. É um presente à população sendo entregue numa grande realização do governo do Estado junto com a Assembleia Legislativa e os líderes da região que sempre lutaram para consolidar esse novo prédio para atender os alunos dessa região”, comemorou o deputado, ao anunciar que outros bairros serão contemplados com suas indicações, um deles é o Pedra 90.

Ao agradecer o trabalho em parceria, o secretário de Estado de Educação, Allan Porto informou que a escola tem capacidade para atender pelo menos 1,1 mil alunos. “É um dia de muita felicidade, entregamos a escola Salim Felício e aproveito para agradecer a Assembleia Legislativa que tem sido parceira aprovando o orçamento, aprovando leis para fazer a diferença na Educação do nosso estado”.

 

Professores e alunos se emocionam com nova estrutura

A professora de Língua Portuguesa, Imaculada da Conceição Viana Fracaro se emocionou ao descrever como era a situação do núcleo escolar e a felicidade de lecionar com mais conforto.  

“A comunidade esperou por 16 anos esse grande presente. As mães vieram chorando emocionadas aqui desde o primeiro dia de aula, inclusive, na hora do Hino Nacional choramos. Agradecemos muito o esforço de todos que se empenharam para hoje termos um ambiente como este. Os alunos estão muito mais animados e os professores vêm trabalhar com gosto. Deputado, obrigada pelo esforço à consolidação dessa obra. Temos alunos de toda região e a expectativa é de lotar essa escola com 32 turmas”, agradeceu Fracaro.

O mesmo sentimento tomou conta de Waldir Montenegro, professor de Física na Escola Salim Felício. “Com esse aparato que temos para trabalhar no laboratório de Física podemos dar uma aprendizagem sólida, coerente e inovadora para nossos alunos. O deputado Botelho realmente contribuiu para que esse sonho se tornasse realidade, para desenvolvermos nosso trabalho com esse nível de ensino, esse nível de estrutura maravilhosa à nossa comunidade escolar”.

Bruno Oliveira da Silva, estudante do 1º Ano, está feliz com a nova escola. “É muito bom porque na minha escola antiga não tinha nada, só ventilador e banheiros estragados. Aqui temos salas bonitas com ar, televisão, banheiros com espelhos, quadra coberta. Dá até mais vontade de ir à escola agora. Fui transferido para a Salim Felício e fiquei muito feliz com toda essa estrutura. Muito obrigado deputado Botelho por ajudar a construir essa escola pra nós”.

Ana Julia Santos de Oliveira também fez questão de agradecer. “Fico muito feliz por ter um ambiente novo, salas novas, laboratório. É muito bom estudar aqui, gratidão ao deputado Botelho!”

Diandra Lavínia Pereira Santos Silva disse que o conforto estimula os jovens. “Muitos desistem de estudar pelas condições precárias da escola, então acho que essa é uma oportunidade para voltarem a frequentar a escola, terminar os estudos e ter uma vida melhor. Só temos a agradecer por tudo que o deputado está fazendo pelo nosso futuro e pelo todo Mato Grosso”.

 

 

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760